Clube das Comadres
Para ganhar o jogo: use os coringas!
Vai receber gente em casa e não sabe o que servir? Entre os convidados há quem come de tudo e quem não gosta de nada? Conheço bem essa situação. Por isso é que sugiro usar alguns elementos que são “coringas” para anfitriões que, podem até não entender absolutamente nada de carteado, mas, tendem a “bater com as 10”, como se diz na gíria de quem joga caixeta, quando o assunto é agradar à mesa.
Se não habitual pra você manter em casa um pequeno estoque de castanhas, amendoins e frutas secas, sugiro começar a pensar nisso. Não será nada difícil encontrar essas opções no supermercado, num pequeno empório ou armazém de secos e molhados e, algumas vezes, até na padaria, caso o dono seja de um bom português. Em Portugal, é muito comum comer esses tira-gostos e, claro, queijo, que é um belo coringão no menu da nossa mesa anfitriã.
Seguem algumas dicas de como servir: potinhos de louça e cerâmica coloridos, pequenos cestos, tigelinhas e, até mesmo, canecas podem ser usados para oferecer esses itens. Use a criatividade, deixe o medo de errar de lado e se prepare para os elogios (e para ser copiada também)!
Frutas secas e castanhas – figo turco, damasco seco, tâmara, uva passa e frutas cristalizadas enchem as gôndolas dos empórios sempre no fim do ano, quando está calor, assim como as nozes, amêndoas, castanhas de caju e do Pará, macadâmias e também os pistaches e os amendoins. Mas é no período do inverno que eles são mais bem-vindos à mesa, já que quando desidratados concentrar açúcares e, no caso das castanhas, são oleaginosas, ou seja, bem calóricas, portanto, aquecem.
Se comprar um pouco de cada e montar um “pout pourri”, isto é, um mix, acaba não saindo muito caro porque rende muito. Serve tanto para abrir (entrada) como para fechar o serviço de mesa (sobremesa).
Outro jeito bonito para servir é usando vidros. Essas guloseimas saudáveis podem também ser presenteadas aos amigos que forem à festa.
Queijos – Não é muito comum no Brasil (mas podemos mudar isso, por que não?) servir queijos como sobremesa. Em geral, eles são usados como antepastos e, no nosso caso, servirão juntamente com pão e um bom vinho, como refeição. Que tal? Os queijos podem ser uma boa, mas, montar uma boa tábua ou bandeja requer certa parcimônia com os mais gordurosos. Procure equilibrar alguns famosos amarelos que são fortes (parmesão, pecorino, gouda, provolone, gruyere), outros azuis (gorgonzola, roquefort, stilton), os de consistência mais cremosa (camembert, brie e alguns queijos de cabra) e também os brasileiros (meia cura, requeijão, prato).
Não gaste muito, seja criativa e apresente novidades, tanto no paladar quanto na maneira de servir. Isso é que fará a diferença da sua hospitalidade.
Até logo!
Se não é habitual pra você manter em casa um pequeno estoque de castanhas, amendoins e frutas secas, sugiro começar a pensar nisso. Não será nada difícil…
Leia dicas no Clube das Comadres, na coluna de Hospitalidade e Gastronomia para saber como agradar seus convidados de um jeito fácil, prático e inesquecível para todos.
Outras publicações que podem interessar: