Festival de Saladas
Ainda não está na hora de contar tudo, tudinho, tudão sobre as saladas que vêm sendo publicadas por aqui nesta semana. Digo, não posso ainda dizer como, mas já dá pra contar que você vai poder comprá-las de um jeito super fácil, rápido e sem qualquer dor de cabeça em mais alguns dias.
Se não for a fim de comprar, ótimo, faça você mesmo a sua saladinha deliciosa. Se for você quem fizer, ela vai ter o seu jeito, o seu tempero, a sua mão! Ninguém cozinha igual a ninguém. Nem mesmo duas saladas feitas por duas pessoas no mesmo lugar e com os mesmos ingredientes serão iguaizinhas. Na hora do tempero, então, ih… nem se fala. Cada um tem o seu.
Essa é uma salada sem carboidratos. Além de não ter nenhum crouton, ela não leva cenoura, beterraba, batata, mandioquinha ou seus semelhantes. É uma bela opção para quem curte comer bem, ficar saciado, sem engordar.
Eu dei o nome de salada do mar porque esse prato leva kani-kama. Para quem não conhece é um bastãozinho feito de carne de peixe, com sabor de caranguejo, muito típico do Japão. Há quem não goste de kani. Para essas pessoas, eu sugiro trocar o ingrediente por salmão, atum (não o enlatado, ok?), camarão ou lula.
O que posso garantir é que a combinação é sensacional. E o molho? Combina super bem com molho rosé, mas também pode ser um molho com iogurte e hortelã ou iogurte e mostarda. Hummmm… bom demais!
Salada do mar
Refeição completa para uma pessoa = vale um bom prato
Ingredientes
– Caminha de folhas verdes (de preferência alface e agrião)
– 3 ou 4 bastonetes de kani-kama desfiado – ele ficará como um fio larguinho
– 1 tomate italiano partido em 8 pedaços (corte-os longitudinalmente)
– 30 gramas de queijo branco cortado em cubos
– 5 tomates cereja
Molho: rosé (maionese, catchup, sal e pimenta do reino)
Montagem
Distribua as folhas verdes no fundo de uma travessa ou prato de mesa e sobre elas disponha o kani-kama, os tomates e os pedaços de queijo.
Deixe o molho numa molheira à parte. Cada pessoa vai colocar o quanto lhe for agradável ao paladar.
Essa salada contém as fibras e as vitaminas das folhas, o licopeno, que é anticancerígeno, nos tomates, as proteínas do queijo (que pode ser substituído por tofu) e do kani, além dos sais minerais também no tomate, e ferro, muito presente no agrião. É gostosa, leve e diferente. Por que não experimentar?
Não sabe onde comprar kani-kama? Nos supermercados, quase sempre, são encontrados juntamente com os alimentos congelados.