Festival de Saladas
Tem novidades chegando!!!
2016 vem com novas chances de negócios ligados ao sabor e à nutrição saudável das pessoas. Só que ainda não posso contar. Suspense…. Acho que até a próxima sexta-feira, os seguidores do blog já terão tudo em primeiríssima mão. Não vejo a hora de contar a novidade.
Por enquanto, vou apresentando saladas e, o que posso adiantar é que, elas têm tudo a ver com a novidade.
Para dar um certo charme, eu subtitulei o conjunto que vou apresentar durante essa semana no blog, esses pratos deliciosos e completos para uma refeição saudável e nutritiva, de “festival”.
Hoje vou apresentar uma salada que considero básica, mas no fundo não é tanto assim.
A história da criação dessa salada aconteceu alguns anos atrás por ocasião do aniversário da minha irmã.
Eu já contei por aqui que lá na casa da minha família em Itu eu sou a “fazedora” oficial de saladas. Sempre procurando associar novos sabores aos que já nos são comuns e agradáveis, testei inúmeras combinações e fiz dos meus familiares minhas cobaias para tudo o que inventava.
Como era o aniversário da Cris perguntei a ela que salada ela queria comer. Minha irmã gosta muito de comer, mas não curte muito cozinhar, apesar de fazer o melhor pimentão recheado do mundo. Entre as coisas que ela ama comer tomate é um dos principais ingredientes.
Engraçado é notar que eu sempre disse que um dia escreveria um livro cujo título seria “minha vida com as virginianas”. Isso porque em toda a minha vida tive muitas amigas próximas que são do signo de virgem. E sabe o que quase todas elas têm em comum? Amam tomates!
Ah! O Silas é do signo de virgem também e para ele, como para minha irmã, salada tem que ter tomate. Eu sei que é coincidência, mas não dá pra deixar passar quando a gente olha de perto para quem a gente ama… Então, essa salada de tomates foi criada com muito amor. Vamos a ela.
Salada de folhas verdes e tomates
Ingredientes
– Folhas de rúcula e alface picadas grosseiramente
– 1 colher (sopa) de cenoura ralada
– 1colher (sopa) de palmito picado
– 2 tomates secos picados
– 1 tomate italiano ou débora médio cortado em folhas
– 6 tomates sweet cortados ao meio (12 metades)
– 1 nozes picadas
– 5 azeitonas verdes
– Folhinhas de manjericão fresco
Molho italiano: azeite, tomate, sal e pimenta
Montagem
Com todos os ingredientes plenamente higienizados e devidamente cortados ou picados, distribua as folhas verdes em um prato fundo de mesa. Por cima, fazendo um circulo central, distribua a cenoura ralada. No meio do círculo, coloque o palmito picado. Disponha os tomates por toda extensão do prato, assim como as nozes e as azeitonas. Por último, jogue as folhinhas de manjericão em toda salada. Regue com o molho italiano.
Rendimento: 1 salada para 1 pessoa (sinônimo de uma refeição completa, contendo proteína, carboidrato, fibras, vitaminas, sais minerais)
Muito bem! É fácil, não? São ingredientes bem comuns e a proporção é adequada para que haja harmonia nos sabores. Isso faz diferença, pode acreditar.
Espero que curtam. Essa é a primeira de várias saladas do festival que durará toda essa semana. Degustem!
Até amanhã.
Até amanhã.