De vez em quando o Silas vai pra cozinha e ele tem algumas especialidades imbatíveis. Uma delas é a sopa de legumes e verduras.
Ontem dei a maior sorte. Fui ao curso da Sonia Hirsch no Sesc Consolação, Meditando na Cozinha (cheguei até a divulgar na coluna Fast Food, não sei se viram) e quando cheguei em casa, lá estava a panela de pressão sobre o fogão e aquele cheiro gostoso na cozinha. Ele tinha feito a sopa!
Aparentemente não tem segredo, mas ele faz com tanto carinho e busca ingredientes tão específicos que é a sopa do Silas. Muito saborosa e saudável.
Sopa de legumes e verduras do Silas
Ingredientes
Caldo
1/2 cebola média picada
1 dente de alho amassado
1 fio de azeite extravirgem
1 peito de frango médio
1 tomate sem pele e sem sementes
2 litros de água fervendo
sal e pimenta do reino a gosto
Legumes e verduras
1 espiga de milho verde
2 batatas picadas em cubos
1 cenoura picada em cubos
50 gramas de vagem picada
1 mandioquinha grande picada em cubos
folhas de 1/3 de maço de espinafre
Modo de fazer
Na panela de pressão, coloque o azeite e refogue cebola, alho, o frango e o tomate. Tempere com sal e pimenta. Deixe dourar bem. Cubra com a água fervendo, feche a panela e cozinhe após pegar pressão por 20 minutos.
Abra a panela, retire o frango, desosse e desfie a carne. Descarte os ossos. Junte o frango desfiado com o líquido da panela e acrescente todos os demais ingredientes. Feche a panela novamente e volte ao fogo baixo. Quando a panela der pressão conte 15 minutos e desligue. Deixe que a pressão saia completamente sem forçar, abra a panela e sirva imediatamente.
Para acompanhamento
Pão italiano com manteiga e fatias de queijo branco
Variações possíveis e agradáveis:
1. Use outro tipo de verdura que não o espinafre, como escarola ou couve fica igualmente saboroso
2. Opções interessantes são a batata doce, o inhame ou o cará picados juntamente com os legumes
3. Nunca deixe de por o milho verde, dá um toque muito especial. Mas que tal usar também ervilha?
4. Soltar ovos e cozinhá-los no caldo é um requinte nesse prato.
5. Se gostar de queijo ralado na sopa, polvilhe na hora de servir.
Por que é saudável?
Nos ingredientes dessa sopa temos: nos legumes, vitaminas A, B e C, carboidratos, betacaroteno, potássio e cálcio; no espinafre, vitaminas e ferro; no frango, proteína animal; nos temperos e no azeite, antioxidantes e ômega 3 e no milho, vitaminas, magnésio e carotenoide.
No modo de fazer: afeto.
Tudo isso, quentinho e cozido com calma (apesar da panela de pressão) faz um bem danado pra gente. Mata a fome, regula o funcionamento dos intestinos, ajuda no combate a doenças e previne outras.
Quando temos essa sopinha para jantar em casa é uma alegria e um enorme conforto. Ela enternece e, também por isso, é muito boa para a saúde. Afinal, a gente não come só para alimentar o corpo, mas também a alma e o coração.
Nossa mesa de jantar, seja qual for o dia, não é preciso ser data especial, é sempre bem arrumadinha. Brinco com os joguinhos americanos, com as louças, os cestinhos de pão… e tudo fica tão amoroso quando nos reunimos que sempre me parece um banquete ou que estou brincando de casinha.
Essa é a ideia. Adoro quando o Silas vai pra cozinha. Ele só faz coisa boa!
—
Em tempo, um esclarecimento: Quinzenalmente, às quintas, temos convidados especiais no Blog da Gavioli. Excepcionalmente hoje, devido a uma falha com o meu computador, não pude publicar o texto da minha convidada Catharina Vale, a quem chamo de “madrinha do blog”. Ela tem o Blog Utensílios, a minha grande inspiração.
Quem sabe consigo publicar até o fim do dia ou amanhã. Peço desculpas aos leitores pela troca e à Cath, que mandou o texto em tempo direitinho conforme havíamos combinado.
Até mais!