Como é primeiro de abril, podem pensar que é mentira, mas, testando a receita, verão que não é. Ao contrário, fazer esse bolo de chocolate é mais fácil que andar pra frente.
Bolo de chocolate
Ingredientes
4 ovos inteiros
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de chocolate em pó (não achocolatado)
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água fervendo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento ou de bicarbonato de sódio
Modo de fazer
Numa tigela grande coloque os ovos, o açúcar, o óleo, o chocolate em pó e a farinha de trigo. Misture bem e, em seguida, acrescente a água fervendo e a pitada de sal.
Não é preciso bater a massa desse bolo, só mexer para que os ingredientes se juntem.
Ao final, acrescente o fermento ou, se preferir e quiser que fique bem escurinho depois de pronto, em lugar do fermento use bicarbonato de sódio.
Leve ao forno pré-aquecido em 180 graus, por 35 minutos. Deixe esfriar e desenforme.
Sobre o bolo mais fácil de fazer do mundo
Esse bolo não dá erro.
Outro dia, logo de manhã, o Silas saiu pra comprar pão e eu disse:
– Vou fazer um bolo!
Ele voltou 10 minutos depois e a massa do bolo já estava pronta para ir ao forno.
Nesse dia, apressada para que ficasse logo pronto o bolo, eu bati os ingredientes no liquidificador. Só que me esqueci de por o óleo. Essa receita é tão prática que deu certo do mesmo jeito. Outra coisa, eu não untei a assadeira (que tinha revestimento de teflon), e mesmo sem óleo algum deu certo e não grudou.
Fica muito cheiroso, quando está quase pronto, toda a casa fica com aquele perfume de bolo de chocolate para tomar com café. Tem quem não ame?
Na mesma ocasião que esqueci de por óleo na massa, os meninos, filhos do Silas (todos os homens adultos), estavam aqui em casa. Uma alegria só quando se reúnem todos. Ao sentir aquele aroma, começaram a falar de cheiro de petit gateau. Ah! Foi pouco! Eu perguntei se queriam o bolo com textura de petit gateau e eles disseram que sim. Então retirei um pouco antes de terminar de assar. A parte do bolo no centro da assadeira ainda precisaria de alguns minutos para terminar de assar, então a massa estava um pouco molinha e todos quiseram comer o “bolo de petit gateau”.
Sem qualquer heresia para com o bolinho de nome francês, que parece ter nascido em Nova York, sei perfeitamente que essa não é a receita e nem esse é o modo de preparar o petit gateau, mas a vida é pra ser vivida e experimentada! Funcionou super bem naquele momento descontraído em família.
Curiosidade sobre o petit gateau – Procurei a origem histórica dessa sobremesa e acabei encontrando um blog super maneiro, e mineiro! Por isso, sugiro ler na página do Petit Gastrô, a história do petit gateau. Lá tem receita também!
Dicas do Blog da Gavioli
1. Faça um recheio de cocada ou beijinho (feito com leite condensado) e uma cobertura de brigadeiro para esse bolo e você terá um ótimo bolo prestígio
2. Cubra o bolo ainda quente com calda quente de tangerina, limão siciliano ou morango. Sirva com um sorvete também de chocolate, só que doce, do tipo Chicabom. Fica irresistível.
3. Faça esse bolo sem recheio nem cobertura. Corte em pedaços e ponha um deles na lancheira do seu filho, no lugar das ana-marias ou dos biscoitos recheados. É muito mais saudável.
4. Em tempos de Páscoa, presenteie com um bolo de chocolate feito por você em vez de um ovo caro comprado que, muitas vezes, é cheio de gordura hidrogenada. Para ficar bem bonito, polvilhe achocolatado por cima ou açúcar de confeiteiro.
Em tempo: Já que hoje é dia de bolo de chocolate, meus parabéns para os aniversariantes do dia: Roberto Halfin e Babi Hamaji, mesmo distantes, são pessoas a quem desejo o melhor dessa vida! Parabéns.