Blog da Gavioli

A diferença entre o muro e a cerca

Artigo Anterior
A viagem está acabando
Comentários (4)
  1. crispacino disse:

    Clau, adorei seu texto, e concordo totalmente.

    Ao compararmos não necesitamos julgar, e isso enriquece.

    Espero que possamos viajar até quando quisermos, e com isso ampliar nossos horizontes mentais para que cada vez mais vejamos cercas, e que os muros, figurados ou não, deixem de existir.

    Um grande abraço!

  2. Clau, achei por bem fazer um breve comentário.
    Sei que você não escreveu, e nem pensa isso, mas pode ser que a um leitor mais desavisado, ou mesmo reacionário, o seu texto afirme que o muro é resultado da insegurança e essa é fruto de governos inoperantes, e o que está faltando é mais polícia e controle. Mas não é nada disso que você quer dizer.
    O muro é o fosso que separa esse país desde sua colonização no século XVI. O muro é a cabeça de uma elitizinha de merda que se acha superior aos demais e sempre quis ter regalias, ser servida pelos de baixo e acha normal ter mais privilégios. O muro é fruto daqueles que acham normal ter empregadas domésticas sem direitos trabalhistas, servindo 24h por dia, sete dias por semana, como num próprio regime de servidão. O muro está nos condomínios, nos shopping-centers, nos carros particulares em lugar do transporte coletivo, nas escolas particulares, nos hospitais privados etc. O muro só vai acabar e dar lugar à cerca quando acharmos importante dividir com todos os demais o espaço que é público. Ou melhor, quando acharmos que isso é o normal. Mas para isso é preciso uma mudança cultural, uma mudança de atitude. Como se costuma dizer, "país rico não é aquele em que o pobre anda de carro, mas em que o rico anda de ônibus".

  3. Clau Gavioli disse:

    É isso, sim, Silas. Tá vendo como você me entende? Eu acho mesmo é que vem aumentando a distância entre as "classes" e os muros são a representação escancarada disso.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Email
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Instagram