Começa hoje, sábado, 9/nov, o primeiro Festival A Vida no Centro. Com atrações gratuitas durante todo o fim de semana, o propósito do festival é ocupar o Centro Histórico de São Paulo com arte, cultura, gastronomia e experiências diversas, estimulando uma nova relação das pessoas com a região onde a cidade nasceu.
Todas as atrações são gratuitas – e a maior parte ao ar livre. As apresentações musicais estão concentradas na Praça Antônio Prado – em palcos no coreto e no meio da praça – com exceção do show da cantora Mariana Aydar, que acontece no palco montado na Rua 15 de Novembro.
Para quem quer conhecer prédios históricos e a história do centro da cidade essa é uma boa oportunidade para caminhadas guiadas. Também há atividades de reflexão sobre a saúde e o bem estar, uma arena para crianças e uma rica programação de palestras e debates sobre a ocupação da cidade. Entre as atividades, o público pode aproveitar a Feira Preta Pocket, com exposição e venda de produtos de empreendedores negros e negras.
Gastronomia
Um painel de debates ocorre neste sábado (9/nov) da 14 às 15h sobre como a gastronomia está transformando o Centro de São Paulo, com a participação de Carolina Lafemina, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Janaina Rueda, chef e dona do Bar da Dona Onça, Dani Borges, chef e dona do pub vietnamita Bia Hoi e José Police Neto, autor do projeto de lei que incentiva as microcervejarias artesanais na cidade de São Paulo. O debate tem mediação de Denize Bacoccina.
A região central vive uma grande efervescência gastronômica, com a abertura de uma série de novos bares e restaurantes, que atraem frequentadores e turistas e geram empregos. Uma pesquisa do Dieese, por encomenda da Prefeitura de São Paulo, registra que apenas os distritos da Sé, República e Consolação reúnem cerca de dois mil estabelecimentos, quase 10% do total registrado na cidade. Esses dados são de 2016, antes, portanto, do atual boom gastronômico do Centro de São Paulo. No debate, serão discutidos quais fatores levaram a região a se tornar o polo de gastronomia mais vibrante da cidade e o impacto disso no desenvolvimento do Centro.
Quem for ao Centro Histórico neste fim de semana também terá à disposição uma feira gastronômica na Rua João Brícola, com comida e bebida, até o fim da festa, na madrugada de sábado para domingo. Quem preferir um almoço completo também tem opções na região, como o restaurante do CCBB, aberto nos dois dias entre 12h e 15h, enquanto o café Flashback no térreo, fica aberto até 20h30.
O festival é uma iniciativa dos empreendedores Denize Bacoccina e Clayton Melo , criadores da A Vida no Centro, que participaram do podcast Minestrone sobre bares e restaurantes no centro de São Paulo.
Serviço
Festival A vida no Centro – 9 e 10 de novembro de 2019, a partir das 9h.
Confira a programação completa.