Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Spotify | Deezer | RSS
Podcast Minestrone – Graduação em Gastronomia – Ep. 8
A graduação em gastronomia atualmente é uma opção possível e desejada por milhares de alunos em todo país. Ter educação formal em gastronomia não é mais um sonho distante para inúmeros jovens e adultos que amam cozinhar, escrever sobre comida, harmonizar bebida e comida ou todas as alternativas anteriores e mais.
O podcast Minestrone da semana trata da educação formal, aquela da faculdade ou da universidade, em gastronomia. Na roda de conversa estão Rosa Moraes, da Laureate Brasil, e Zenir Dalla Costa, coordenadora dos cursos de Gastronomia do Senac em São Paulo.
O curso de graduação em Gastronomia nos moldes que temos hoje no Brasil foi oferecido numa faculdade pela primeira vez há 20 anos pela Faculdade Anhembi Morumbi. Foi ela, a Rosa, quem se responsabilizou por implantar o curso no Brasil em 1999. De lá pra cá, o olhar sobre o que é gastronomia mudou porque muito trabalho foi feito.
Rosa Moraes, hoje é, merecidamente, a embaixadora dos cursos de Gastronomia da Laureate Brasil, grupo internacional de educação que agrega a Universidade Anhembi Morumbi, pioneira no ensino superior em Gastronomia no país, e a FMU, além de outras faculdades.
Antes de 1999, quem queria se tornar um cozinheiro profissional podia disputar uma vaga no curso de cozinheiro chef internacional do Senac, um curso livre (e caro para a época), também pioneiro em gastronomia no Brasil. Hoje o Senac é referência no ensino superior em gastronomia. Zenir Dalla Costa é a coordenadora dos cursos desta área em São Paulo.
Duvidam que a conversa do podcast vai ser de alto nível?
No fim do episódio, as melhores dicas de gastronomia!
Foto: Rafael A. GavioliApresentação: Clau Gavioli e Andrea Faltin Convidadas: Rosa Moraes e Zenir Dalla Costa
Por que se graduar em gastronomia?
A graduação em gastronomia é interdisciplinar porque reúne em um só curso tecnólogo, com duração de dois anos, uma vasta grade de disciplinas que vai da história da comida às técnicas mais elementares de cortes na cozinha até sofisticadas glaçagens da confeitaria internacional.
O campo de trabalho para quem estuda comida e bebida é amplo. Um estudante pode se tornar cozinheiro, chef, crítico, escritor, sommelier, barista, consultor, professor, blogueiro ou ter ainda muitas outras atividades relacionadas à gastronomia. Não se trata apenas de cozinhar, mas de um mundo de possibilidade provenientes da graduação em gastronomia.
Graduação em gastronomia é pauta do Minestrone
O minestrone é uma sopa italiana onde cabe todo tipo de ingrediente. O podcast e o site Minestrone fundamentam-se nessa ideia. Tudo o que se refere a comida e a bebida cabe no Minestrone, por isso, a graduação em gastronomia, o curso formal, a grade curricular, as disciplinas técnicas, a formação intelectual dos que lidam com gastronomia é matéria de primeira grandeza para quem produz o Minestrone.
Se você gosta do podcast, ouça os outros episódios. Compartilhe com os amigos. Estamos em todas as redes sociais. Não ouviu o último podcast? O tema é Comida é cultura, não perca!
Acesse as imperdíveis dicas dos podcasts!
A sua opinião e sugestões são importantes. Sugira assuntos, deixe um comentário. Envie uma mensagem pelo Whatsapp – 11 99161 2835. Não esqueça de deixar os seus dados para que possamos identificar você!