Na programação de verão do Sesc, a unidade Pompeia em São Paulo oferece oficinas para o preparo de saladas nutritivas e que valem por uma refeição completa.
Comer leve para se sentir bem é o título dado às 8 aulas ministradas por Clau Gavioli que ocorrem sempre às sextas (com repetição aos sábados no mesmo horário), das 15h30 às 17h, de 17 de janeiro a 18 de fevereiro, para até 25 participantes. O evento é gratuito e as inscrições feitas na hora.
Cada aula é um curso individual que oferece a oportunidade de o participante aprender como montar uma salada que serve como uma refeição leve, porém completa. Para além do ingrediente e de suas propriedades nutricionais, a combinação proporcional entre folhas, legumes, frutas, hortaliças, oleaginosas e proteínas animais ou vegetais e molhos, é a chave para aguçar o paladar. Um prato bem montado de salada dá água na boca porque harmoniza cores, texturas, aromas e sabores, envolvendo assim todos os sentidos.
Segundo Clau Gavioli, “são apresentados os ingredientes e suas características organolépticas e nutricionais e montada uma opção de salada diferente”.
No verão, com o calor e a umidade é preciso manter o corpo hidratado e nutrido, de preferência, com alimentos leves que proporcionem saciedade e bem estar. “A proposta que trago para essa oficina é a de que as saladas podem ser refeições completas. Num só prato, pode-se reunir ingredientes que nos deixam plenamente satisfeitos porque incluem proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas.
Uma salada diferente por semana
No Sesc serão sugeridas as saladas mais refrescantes porque o projeto das oficinas tem tudo a ver com o verão, estação quente e abafada. Contudo, ideia é fugir da trivial saladinha de alface, tomate e cebola ou cenoura.
Salada de Folhas com broto de alfafa e carambola
Ingredientes
- 100 gramas de folhas verdes (rúcula, agrião e alface crespa) higienizadas e secas
- 1 carambola média
- 20 gramas de broto de alfafa
- 1 colher (sopa) de cenoura ralada
- 30 gramas de queijo branco em cubos de 1,5 cm
- 15 a 20 gramas de nozes sem casca picadas
Montagem
Num prato fundo, faça uma caminha com as folhas de alface rasgadas com as mãos em 3 ou 4 pedaços cada folha. Para ficar mais bonito, encurte os talos do agrião e da rúcula e coloque-os sobre as folhas de alface. Corte as pontas e os bicos da carambola e faça fatias finas no sentido horizontal, formando estrelinhas, tire também as sementes. Distribua os ingredientes: carambola, pedaços de queijo, cenoura ralada, broto de alfafa e nozes sobre as folhas. Tente sempre manter o equilíbrio ao distribuir os ingredientes. Regue com o molho e sirva imediatamente.
Molho de salada: iogurte, mostarda com mel
Ingredientes
- 1/2 copo de iogurte natural integral ou desnatado
- 1 colher (sopa) de mostarda l’Ancienne (ou Dijon)
- 1 colher (chá) de grãos de mostarda
- 1 colher (chá) de curry
- 1 colher (chá) de mel
- Sal e pimenta
Preparo: Ponha todos os ingredientes em um vidro com tampa e chacoalhe até misturar completamente.
Dicas para a salada perfeita
É a combinação entre itens amargos e doces, secos com cremosos, ou o contraste entre uma fruta docinha ou um tanto adstringente com um elemento mais salgado ou crocante que torna uma salada mais apetitosa. Os contrastes assim como os complementos são elementares para tornar um preparo mais agradável ao paladar.
Os molhos sempre são responsáveis por levantar o sabor de uma salada, mas, mesmo tendo apenas vinagre, azeite, sal e pimenta, para temperar uma salada pode se tornar um prato inesquecível se combinarmos bem os doces, os amargos, os azedos, os salgados e os picantes e, até os sabores umami, como os dos cogumelos, por exemplo.
Agora é com você, pense em substituições e, quando fizer, deixe um comentário sobre o resultado.
Bom apetite!