Há quem pense que salada se resume a alface, tomate e cebola numa bandejinha oval de inox e que precede um PF. Nãããão!!!! Salada é mais, salada é tudo!
A proposta dessa coluna é provar isso na prática. Mas, como? A ideia é trazer a cada semana uma nova receita, ou melhor, uma sugestão de combinações incríveis de ingredientes que juntos compõem um prato completo ou o acompanhamento perfeito para uma refeição saudável e, principalmente, deliciosa.
Além disso, a gente há de desmistificar as saladas como preparos unicamente frios e (quase sempre) crus, que só funcionam como entrada ou guarnição. Nada, nada, nada disso.
Salada é tudo
Vamos sugerir usos e até abusos dos vegetais crus, cozidos, assados, grelhados etc.; apresentar cortes básicos e outros mais ousados para os legumes, frutas e verduras, bem como o uso de carnes, frios, queijos, ovos; combinar ácidos e gorduras em proporções que dignificarão o paladar ao compor molhos que se tornarão memoráveis e também harmonizações, finalização e apresentação de saladas, que podem sair dos pratos e ir pra tigelas, travessas, copos, taças, colheres e mais.
Você vai ver que salada é tudo! Tudo de bom, de mais, gostoso, de fácil, de sucesso em qualquer refeição.
Eu sou fã incondicional de uma saladinha, por isso, transformo qualquer dois ou três vegetais num acontecimento gastronômico “saladístico”. Como vivo inventando, quero compartilhar, fora tudo que já tenho de histórias, digo, receitas acumuladas e preparos que vale a pena relembrar, revisitar e, claro, fazer de novo.
Na próxima semana, começam as receitas. Cê vai perder? Nem pense nisso!
Ah só pra avisar: a coluna estreou hoje porque 13 é dia de sorte, mas ela sai uma vez por semana, não importa qual seja a feira, tá?