A Prensa Francesa é um método clássico de fazer café e adorado no mundo todo pela sua elegância e praticidade. É um dos poucos métodos em que o preparo pode ser ser finalizado na hora de servir. Tanto em casa quanto em restaurantes é um utensílio que garante muito charme no serviço do café.
O único senão desse método é o resquício de pó que pode se dissipar na bebida e acabar na sua xícara. É bastante comum que os filtros de metal, como são os da prensa, deixem partículas não extraídas na bebida final.
Então, para minimizar esse efeito, seguem três dicas para você escolher a sua prensa francesa:
- Procure uma prensa cujo êmbolo tem um freio. Se o êmbolo é impedido de chegar no fundo da jarra evita-se que o pó seja espremido e passe pelos furinhos do filtro de metal e acabe na bebida final;
- Escolha um modelo cujo filtro (de metal ou nylon) tenha uma trama bem fechada e preferencialmente que suba lateralmente contra as paredes internas da jarra ou possua uma borracha de vedação lateral. A trama mais fechada filtra melhor as partículas de café e impede que elas se dissipem na bebida. O formato do filtro com “abas” que se estendem contra a parede da jarra ou um filtro que possua acabamento emborrachado lateral também ajuda a evitar a dispersão do pó;
- O tempo de infusão é outro fator que ajuda a minimizar esse efeito. Então escolha sempre um material que mantenha melhor o calor e aguente os 4-5 minutos de infusão. Nesses casos o vidro, apesar de mais frágil, é mais indicado do que o metal. Combinado?
E lembre-se: Por melhor que seja a sua Prensa Francesa, é característica do método resultar em uma bebida com algumas partículas de pó na xícara. Alguns baristas consideram o resultado dessa extração como “suja” por causa desse efeito. Mas nada tira o charme de uma Prensa, não é mesmo?
Imagem do destaque: Rachel Brenner para Unsplash.com