Por Danilo Rolim
Algumas técnicas culinárias são tão básicas e internalizadas em nosso cotidiano que até passam despercebidas. O refogado (ou sofrito , em espanhol) é um bom exemplo: fritar em um pouco de gordura cebola e alho costuma ser a base de quase todas as nossas receitas brasileiras. É, no entanto, uma técnica culinária ibérica espalhada pelo mundo com as grandes navegações.
Essa técnica, combinada com os ingredientes americanos, deu origem a novos pratos, como feijões refritos, picadillo e mesmo o molho de tomate como conhecemos hoje. Ao aplicar a técnica do refogado às farinhas de milho e mandioca os portugueses criaram nossa musa, a farofa.
Segue uma receita bem simples, mas que pode ser incrementada de incontáveis maneiras, de farofa de bacon, ovo, linguiça e cebola.
Farofa Simples
Ingredientes
- 1 ovo
- 50g de cebola picada
- 50g de bacon
- 50 g de linguiça calabresa
- 200g de farinha de milho ou de mandioca
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Deixe os ingredientes preparados com antecedência: a cebola, o bacon e a linguiça picados em cubos pequenos. Frite o bacon a linguiça da forma que achar melhor e reserve. Na gordura da frigideira, abra o ovo num canto da frigideira, mexendo ligeiramente até cozinhar. Simultaneamente, doure a cebola no outro canto da frigideira. Quando o ovo estiver pronto, volte o bacon e a linguiça para a frigideira, e acrescente a farinha aos poucos, mexendo sempre, até incorporar tudo. Ajuste o tempero e sirva quente.
Sobre o autor:
Danilo Rolim – Começou a comer farofa em Itapeva, interior de São Paulo. Formou-se em Direito na Universidade de São Paulo (Usp), estudou Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi e no Institut Paul Bocuse, em Lyon. Atua como chef e escreve sobre gastronomia e cultura.
Farofa
Autoria: Daniela Narciso e Danilo Rolim, 208 pág. Preço: R$ 68 – Editora Senac São Paulo
Onde comprar: www.livrariasenac.com.br
Leia também: