Tem técnica para fazer farofa? Ah! Acho que sim! Será??
No livro Farofa, lançado pela editora Senac, os autores Daniela Narciso e Danilo Rolim, respondem essa dúvida. Eles sugerem combinações para que a farofa, que é um dos preparos mais queridinhos das mesas brasileiras esteja em todas as refeições.
O livro começa do começo: com a história da farofa, claro! Em seguida, vêm tabelas que relacionam gorduras e farinhas com nome, origem, texturas, tipos de torra, coloração e mais. E pra matar a curiosidade de quem curte a origem dos alimentos no livro também tem a descrição dos processos de produção de várias farinhas.
Como a gente não vive sem uma boa receita, elas são todas de farofa e dividas por categorias: básicas, simples, mistas, para rechear, paçocas, de farnel, doces, funcionais e aquelas que são “parentes” da farofa. Dá pra imaginar?
Se, por acaso, você nunca comeu farofa e não faz ideia de que comida é essa, a farofa é um dos pratos mais versáteis da culinária do Brasil. Sempre leva farinha, que pode ser de milho, de mandioca, de pão ou de rosca, panco…(são tantas e tão deliciosas as farinhas), combinada com algum outro ingrediente ou vários: ovos, banana, chuchu, charque, bacon, miúdos etc. Em cada região do país a gente encontra um jeito de fazer e combinações de acordo com costumes locais.
A ideia dos chefs Daniela Narciso e Danilo Rolim de disseminar o conhecimento sobre esse prato, que pode ser visto como um símbolo da regionalidade brasileira, em livro é digna de aplauso. Registre-se!
Serviço Livro: Farofa (2019) Autores: Daniela Narciso e Danilo Rolim, 208 pág. Preço: R$ 68 – Editora Senac São Paulo Onde comprar: www.livrariasenac.com.br
Também no Minestrone: