Numa escola ou curso de gastronomia que tem por princípio a formação de profissionais para a alta cozinha, os estudantes recebem uma base de informações históricas e técnicas sobre os preparos da comida que vem da França.
A gastronomia, não podemos esquecer, é uma área do conhecimento que foi sistematizada pelos franceses. Foram eles que deram nomes e formalizaram alguns temperos, molhos, preparos, combinações de ingredientes que hoje são reproduzidos e modificados por todas as cozinhas do mundo.
Tudo isso pra falar do mirepoix (pronucia-se mirepoá), que nada mais é do que uma composição de ingredientes que juntos formam a base aromática para o preparo dos caldos, fundos, guisados, enfim de quase toda a gastronomia.
Assim como nós costumamos usar alho e cebola para refogar, na culinária francesa se usa uma combinação de cenoura, cebola e salsão, cortados em cubinhos ou em brunoise, que são cortes de 3 mm de lado. A isso chamamos de mirepoix.
Desmistificou?
Ouça os podcasts Minestrone:
O Momento Minestrone é uma produção conjunta entre o Minestrone e a Vibe Mundial. Três vezes ao dia, durante a programação da rádio (às 7h25, 14h25 e 22h25), são veiculadas pílulas de conhecimento em gastronomia.