A época do ano que eu mais gosto é o outono. Os dias são luminosos, ainda estão quentes, tem o vento pra derrubar as folhas das árvores e as noites já pedem um cobertorzinho. A gente dorme mais aninhado e confortável.
Pra essas noites, as sopas quentes começam a ser lembradas e uma das que eu mais gosto é a de mandioquinha ou batata baroa.
É bem fácil de fazer: lave bem cerca de meio quilo de mandioquinha, retire as cascas raspando com a faca de legumes, corte em pedaços de tamanhos semelhantes e refogue-os com cebola picadinha em manteiga ou azeite.
Quando começar a exalar os odores, acrescente água fria até cobrir os ingredientes e cozinhe na fervura até ficarem bem macios. Não despreze a água do cozimento e bata tudo no liquidificador ou com um mixer. Volte ao fogo, tempere com sal e pimenta do reino branca. Se quiser que fique bem aveludada, ponha uma colher de requeijão cremoso em cada cumbuca ou prato, despeje a sopa e salpique com salsinha picada na hora de servir.
Se quiser harmonizar, combina bem com um brandy ou um shotzinho de whisky.
Vai esquentar o corpo e alegrar o coração!
Minestrone recomenda:
O Momento Minestrone é uma produção conjunta entre o Minestrone e a rádio Vibe Mundial. Três vezes ao dia, durante a programação da rádio (às 7h25, 14h25 e 22h25), são veiculadas pílulas de conhecimento em gastronomia.