Hoje é o dia da abelha, 20 de maio. Nós do Minestrone fomos convidados pela @Mbeemel a participar de um zum-zum coletivo em favor das abelhinhas que são tão representativas para o meio ambiente, a diversidade e a vida no planeta.
É um equívoco pensar que às abelhas somente cabe a produção de mel e seus aparentados. Sua principal contribuição é a de polinização, essencial para o cultivo de grande parte dos alimentos. Sem abelhas, não há diversidade à mesa!
Aproveitando a data comemorativa, queremos manifestar nossa intolerância e repúdio aos agrotóxicos, ou seja lá o nome que dão aos produtos químicos que matam as abelhas. Agrotóxico, não! Abelhas, sim! O uso de “defensivos químicos agrícolas” vem dizimando as abelhas, sem as quais, além de ficarmos sem mel, própolis e pólen, ficaremos também sem frutas e legumes, já que são elas que polinizam cerca de 70% dos produtos agrícolas que consumimos.
Para a gastronomia, além dos inúmeros alimentos que crescem nas lavouras em virtude do trabalho das abelhas, o mel, por excelência produto da atividade nas colmeias vem sendo cada vez mais um diferencial de sabor tanto na produção como na finalização de pratos.
Na segunda temporada dos podcasts Minestrone, dois episódios tratam do mel.
Leia também no Minestrone:
Foto do destaque: André Matos