Muitas vezes me deparo com pessoas recorrendo aos baristas pedindo receitas e métodos ou elogiando determinados membros da família, dizendo que só aquele tio ou primo é quem faz um café maravilhoso.
Mas, afinal, o que faz de um café um bom café? É a pessoa? É a receita dela? Tem técnica?
São inúmeras as variáveis que influenciam no preparo da xícara perfeita e é claro que existem milhares de dicas para você chegar no éden. No entanto, é IMPOSSÍVEL fazer um bom café sem um bom café. Simples assim.
E o que deve ter um bom café?
A primeira coisa que a gente precisa considerar e que eu já falei por aqui é a compra de cafés em grãos. E eles precisam ser de qualidade. Isso significa que precisam apresentar na xícara alguns atributos sensoriais essenciais.
Acidez, Doçura e Corpo <3
Acidez de qualidade, doçura suave de fruta e corpo presente são três desses atributos essenciais que precisam se manifestar na xícara. Se você não os encontrou, há algo errado: ou no preparo ou no grão. Todo café de qualidade possui acidez e traz salivação. Como quando você morde uma maçã verde ou bebe um vinho bom. Salivou por aí?
Já a doçura é suave, mas precisa estar presente na sua xícara já que o café é fruta e uma fruta bem docinha, por sinal. =)
Corpo merece um texto à parte, mas é aquela sensação de presença na língua. O café fez carinho na sua língua? Então tem corpo! Corpo em café é sempre positivo, incrível e lindo. <3
Amargor e Adstringência X
Amargor e adstringência são atributos que não queremos. O amargor em café está presente na nossa cultura e muitos de nós aprendemos a apreciar esse gosto que, no entanto, esconde diversas outras características positivas no café.
Para um café ser incrível, o amargor – aquele gostinho de queimado, sabe? – não pode estar presente. E nem a adstringência, que a gente entende aqui como a secura de boca. Muito comum em frutas verdes, a adstringência é uma sensação que revela a presença de muitos taninos. É o caso da banana verde ou do vinho muito jovem. Ela atrapalha a apreciação do café e não é uma sensação gostosa, né?
Para se aprofundar em atributos do café e análise sensorial, vale a espiada nesse post.
Então, o que faz de um café um bom café é o próprio café, combinado?
Nem barista, nem tio especialista, ninguém faz milagre. Sem matéria-prima boa, não tem resultado incrível.
Agora estragar café bom… ih… essa é outra história.
E você? Como está por aí? Já aprecia, escolhe e prepara cafés de qualidade em casa? Me conta!
Photo by Tammy Gann on Unsplash