Você já comeu bolo de cenoura e abóbora?
Sempre que fico muito triste diante de algum acontecimento que está completamente fora do meu alcance, uma das minhas saídas é fazer um bolo. Bater um bolo, de preferência na mão, sem batedeira, é um exercício que acalma meu coração.
Durante o processo, converso comigo mesma, dou respostas imaginárias a pessoas que me agrediram e, quase sempre, sou capaz de lembrar que todos somos capazes de produzir sorrisos. Quando fazemos um bolo de cenoura (e abóbora) e oferecemos um pedaço para alguém, certamente, faremos essa pessoa feliz ao menos por alguns instantes.
Por que cenoura e abóbora?
A ideia de fazer um bolo de cenoura e abóbora me veio um motivo muito simples: um não tinha cenouras suficientes em casa para fazer um bolo do tamanho que eu queria.
Pensei em sair pra comprar, mas logo vi metade de uma abóbora cabotiá na minha geladeira. Bem ali, pedindo para ser usada de um jeito maravilhoso, aquela linda abóbora me sugeriu que poderia ser uma ótima substituição para o que faltasse de cenoura.
A abóbora cabotiá, neste caso, foi descascada e cortada em cubos para então se juntar à cenoura que era o ingrediente principal da minha receita de bolo e de alegria para esta tarde.
No geral, uso esse tipo de abóbora com casca, mas não queria que meu bolo ficasse com pintinhas pretas e nem corresse o risco de ser um pouco crocante. Por isso, não arrisquei e tirei a casa.
Quando eu era criança, meu bolo preferido era o de cenoura. Lembro-me da minha mãe assando o bolo me pegar no colo na cozinha da casa em que nasci. E aquele cheiro maravilhoso invadindo minha curiosidade de menina pequena. Uma lembrança terna, cheia de amor e proteção.
Aprendi fazer bolo com a minha avó Angelina, mãe da minha mãe. Ela batia um bolo Flor de Maio todas as noites de sábado para que, no domingo, pudesse servir para as visitas junto com um café passado na hora. As visitas eram a tia Matilde e minha madrinha Ana, mas, às vezes, tinha também a Nenê e o Alfredo. E outras vezes ainda, nem sobrava bolo porque meus tios e nós, os netos, devorávamos tudo antes de dar tempo de servir para as visitas.
Na casa da minha avó, eu batia as claras. Essa era a minha função e não passava muito disso nunca. Foi na minha casa que fiz meu primeiro bolo sozinha: bolo de cenoura!
Tenho a receita de dona Celma, uma amiga da minha mãe que já faleceu faz tempo, até hoje. E é ela, um pouco adaptada que compartilho com vocês. Ah! E com uma adaptação para a abóbora também.
Receita de bolo de cenoura e abóbora
Rendimento: 30 pedaços – Forma ideal: retangular (35 x 25 cm)
Ingredientes
No liquidificador:
- 4 cenouras médias lavadas, descascadas e cortadas em pedaços
- (ou 2 cenouras e 2 fatias equivalentes a 2 cenouras de abóbora cabotiá)
- 4 ovos
- 3/4 xícara (chá) de óleo (pode ser de milho, girassol ou soja)
Na tigela:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar refinado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura de chocolate
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de água ou leite
Modo de fazer
Bata bem todos os ingredientes do liquidificador até que a mistura fique homogênea. Junte aos demais ingredientes e mexa bem. Asse em forma untada e polvilhada com farinha de trigo por 40 minutos, com o forno em 180 graus.
Para a cobertura, basta misturar os ingredientes. Assim que retirar do forno espalhe a mistura no bolo assado ainda quente.
Aguarde alguns minutos, se aguentar, para servir.
Observações: Preste atenção para não deixar pedaços de cenoura ao bater os ingredientes no liquidificador. Há liquidificadores cujas lâminas não funcionam muito bem. Deixar pedaços vai fazer seu bolo ficar ruim.
Se quiser uma cobertura mais sofisticada, pode fazer uma ganache de chocolate ou brigadeiro. Ambas são receitas rápidas e práticas, só que o bolo fica mais pesado e caro.
Esse bolo feito com a abóbora fica mais leve do que o feito somente com cenoura, de modo que ele não é muito indicado para ser recheado, como, por exemplo, um bolo prestígio de cenoura.
Para curar a tristeza
Falei no início do post sobre o efeito de fazer um bolo quando estou triste. Por isso, seguem algumas outros ideias para o caso de você querer experimentar essa técnica de cura da tristeza.
Que linda mensagem querida. Também tenho só uma cenoura grandona em casa e cabotia . Com certeza vou fazer tua receita. Só espero conseguir fazer com tanto amor como tu fazes. Que nosso Deus Jeová sempre lhe inspire. Bjim.
Seja sempre bem-vinda!
Fiz este bolo e acrescentei noz moscada e canela na massa! Não durou um dia! Todo mundo comeu e adorou! A textura ficou perfeita! Vou guardar a receita para repetir outras vezes! Obrigada por compartilhar!