Há alguns meses publiquei aqui no blog duas edições de Sobremesas de Família 1 e 2.
Como as festas de fim de ano já chegaram e esse casal inseparável não pode faltar na mesa de doces, achei por bem repetir as receitas. Para quem quiser ver os posts antigos, nos quais contei um pouco da história dessas receitas da minha avó materna e que a minha mãe faz divinamente.
Mãos à obra!
Caçarola italiana (pudim)
Ingredientes
– 5 ovos inteiros
– 1/2 kg de açúcar refinado
– 1 garrafa (medida de garrafa de cerveja) de leite
– 5 colheres (sopa) de queijo mineiro ralado (não pode ser de pacotinho, tem que ser ralado na hora)
– 5 colheres (sopa) de farinha de trigo – bem cheias
Modo de fazer
Bata os ovos com o açúcar, acrescente o leite, o trigo e o queijo ralado. Asse em banho-maria em forma caramelizada com açúcar bem queimadinho por cerca de 70 minutos. Esse pudim pode ser desenformado ainda quente. Depois deixe-o esfriar e, de preferência, sirva no dia seguinte.
Manjar Branco com calda de vinho e ameixas pretas
Ingredientes
Massa do manjar
1 1/2 litro de leite
1 vidro de leite de coco
2 xícaras (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de amido de milho – bem cheias
Calda
1 1/2 xícara de vinho tinto
4 colheres (chá) de açúcar
água
ameixas pretas com caroço
Modo de fazer
Ponha o leite para ferver, acrescente o açúcar e o leite de coco. Quando levantar fervura, acrescente o amido de milho dissolvido numa pequena reserva do leite. Mexa sem parar. Quando começar a engrossar, continue mexendo para que não grude demais no fundo da panela. Serão cerca de 5 minutos para o cozimento da maisena. Desligue o forno e despeja numa forma de buraco molhada com ameixas distribuídas no fundo. Deixe endurecer por cerca de 2 horas ou até esfriar. Desenforme no recipiente em que vai servir. Deve ser fundo o suficiente para que a calda que será colocada por cima não derrame.
Para fazer a calda, junte todos os ingredientes numa leiteira e leve ao fogo, até dar ponto de calda. Depois de fria, derrame sobre o manjar.