Saladas
Mesmo que seja só pra livrar a consciência, caso você não considere a importância de comer de um modo mais saudável e preze as comidas mais pesadas e engorduradas, é preciso ter boas opções de salada na mesa de Natal.
Numa ceia convencional elas estariam divididas entre as saladas do tipo maionese e salpicão, saladas de folhas e as de grãos como as que levam lentilhas, grão de bico, feijões brancos ou azuki, mix de arroz de sete grãos e, para temperar, umas lascas ou cheirinhos de bacalhau, anchovas etc. É comum também que as saladas tenham frutas, como é o caso do salpicão que tem maçã na receita, ou aquelas misturas que ficam muito gostosas porque ganham um sabor docinho com manga, morango, figo, laranja ou pera.
De acordo com a definição da Wikipedia: as saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, muitas vezes com cores contrastantes e geralmente comidas frias.
Pois na nossa ceia de Natal é isso mesmo que teremos à mesa para o caso dos convidados apreciarem uma mistura bem combinada que pode acompanhar com fineza uma carne, ave ou peixe, bem como a quiche que foi proposta na primeira edição desta série ou ainda para ser um prato único, ou seja, degustada como ela mesma.
Servir saladas em dias quentes
Esse é mesmo um grande desafio porque envolve itens que nem toda casa tem e que ocupam espaço demasiado, principalmente, num buffet de Natal.
Para evitar que as folhas fiquem logo feias e murchas é bom servi-las tardiamente, isto é, finalizar a montagem da salada quando a festa estiver quase para começar. Além disso, para um prato que ficará à disposição para as pessoas se servirem em seus tempos, o tempero ou molho não deve ser regado sobre toda salada e, sim, permanecer numa molheira ao lado para que seja colocado diretamente no prato.
Outras coisa imprescindível é que a salada não deve ficar jamais mais que duas horas sem refrigeração. Nenhuma comida deve, mas a gente dá um desconto em dias diferentes. Só que a salada de folhas logo vai ficar feia, além de poder se contaminar.
Não vamos nos atrever a usar molho com ovos de nenhuma forma neste caso, combinado?
Caso haja espaço, uma boa sugestão é colocar um recipiente com gelo debaixo da travessa da salada. Se for uma travessa de inox, louça ou refratária haverá uma refrigeração do prato. Isso é excelente. Do contrário, a salada tem que ser renovada de tempos em tempos e a que saiu da mesa, lamentavelmente, deverá ser descartada. Não exagere, portanto, nas quantidades.
As folhas devem estar perfeitamente secas para que o molho não seja diluído nas gotículas de água. Não sirva folhas inteiras caso sejam muito grandes. É difícil para servir e também dá uma manobra e tanto no prato de quem pega as folhas do tamanho de um vitória régia. Rasgar as folhas com as mãos sem cortá-las com faca é o mais recomendado.
Caso prefira uma salada que pode ficar mais tempo exposta, há duas sugestões bem interessantes que não levam folhas que já foram publicadas anteriormente: salada especial de grão de bico e salada de grãos. Ambas resistem mais ao calor.
No entanto, nossa opção é por servir uma salada com folhas verdes. Logo, vamos a ela.
Salada de folhas, nozes e maçã
Ingredientes
1 maçã vermelha
1 maçã verde
Folhas de alface mimosa, roxa e americana (o quanto baste)
1/2 xícara (chá) de salsão bicado em bastonetes
1/2 xícara (chá) de nozes (bem frescas) picadas
1/2 xícara (chá) de queijo azul, branco ou meia cura em cubos de 2cm
Modo de fazer
Corte as maçãs em lâminas de 1 cm de espessura e deixe-as em água com limão ou vinagre para não escurecerem até o fim da montagem do prato.
Higienize bem as folhas de alface e seque-as perfeitamente. Rasgue-as com as mãos para que fiquem em partes fáceis de servir no prato. Arrume-as numa travessa. Por cima, distribua o salsão, as nozes e o queijo. Depois, coloque os pedaços de maçã, também bem secos (para isso use um pano de prato limpo) nos vãos da salada, que serão muitos. Isso é divertido de fazer.
Para o molho
Ingredientes
1 xícara (chá) de iogurte natural
1 colher (sopa) de molho de mostarda Dijon em grãos
1 colher (chá) de mostarda em grãos
Azeite de oliva extravirgem
Caldo de 1/2 limão (opcional)
Sal e pimenta do reino
Misture bem todos os ingredientes, quase como se fosse emulsioná-los. Coloque numa molheira ao lado da travessa montada com as folhas.