Você sabe o que é o Clube das Comadres? Já, já, eu conto… Tem a ver com o universo feminino.
Para os que me acompanham pelo Facebook, Twitter ou no Instagram, não é novidade que fiz uma viagem deliciosa, cheia de paisagens exuberantes, castelinhos e castelões, além de muita comida saborosa pela Espanha nos últimos dias. Foram 22 dias no total e o que posso dizer é que a mala veio menos pesada do que foi, mas a bagagem que vem no coração da gente é simplesmente o inesquecível.
Eu já tinha estado na Espanha há 15 anos com um amigo queridíssimo, o Baru. Naquela ocasião, viajamos por outras regiões. Desta vez, em companhia do Silas, meu eterno companheiro (que melhor não há nesse mundo pra viajar junto), conhecemos o País Basco, boa parte da Catalunha e algumas cidades de Aragão, Castela-Mancha e Castela e Leão. Nos próximos dias, vou contar detalhes.
Mal cheguei e estou com uma gripe danada, coisa de corpo que se cansou fisicamente de tanto andar, pesquisar, xeretar e aprender coisas novas. Sentir cheiros, sons e sabores diferentes, muitas vezes bons ou ótimos, outras, nem tão agradáveis. Foi uma viagem cheia de emoções e teve até parque de diversão com montanhas-russas de tirar o fôlego!
Sai pra viajar com algumas sementes plantadas por aqui e para minha máxima alegria algumas começaram a germinar tão logo eu cheguei no aeroporto ainda de partida em Guarulhos.
Ao viajar escolhi deixar por aqui o laptop. Nas outras viagens, eu não conseguia nem abrir o coitado. Então pra que carregar peso? Se for só pra levar o computador dar uma voltinha, acreditem, não vale a pena. Por isso, não contei antes a melhor das novidades.
Agora sou colunista do Clube das Comadres!!
Sob liderança da jornalista e minha amiga de faculdade, Gisele Peralta, que tem anos de experiência como editora da revista Malu:
O Clube das Comadres é um site de amplo conteúdo direcionado às mulheres que querem se manter atualizadas no universo feminino. O portal apresenta lançamentos de produtos e serviços que visam facilitar o dia a dia e oferecer mais beleza, conforto e facilidades à mulher. Mais que isso, o Clube das Comadres traz colunistas para temperar um conteúdo jornalístico de notícias, entrevistas e análises exclusivos produzido por uma equipe de jornalistas de alta categoria. Tudo sem deixar de lado a cobertura do mundo dos famosos da TV e orientações de especialistas de áreas como saúde, beleza, moda, família, culinária e muito mais.
Eu não poderia estar mais honrada com o convite da Gisele. Minha coluna é sobre Hospitalidade e Gastronomia.
Já estão no site do Clube das Comadres três artigos que escrevi. A seguir, o primeiro texto sobre o que servir para visitas que chegam de surpresa.
Claaaaaro que a minha sugestão é que vocês naveguem muito pelo site porque ele é deliciosamente bem feito, com muita informação do mundo feminino bem escrita e apurada como se deve: jornalisticamente.
Sempre que houver um novo artigo, ele estará também aqui no blog, com link para a página.
De repente, visita! Que fazer?
Sou dessas pessoas que adora receber em casa. Nunca digo não a uma visita. Sempre acho que quem vem traz novidades e, se vem de coração aberto, assim também será recebido.
Gosto de gente e de casa cheia, principalmente, se for pra comemorar, e se não for, logo, logo invento algo. Nem é o caso desse nosso primeiro contato, uma vez que temos muito o quê celebrar, afinal estamos estreando o Clube das Comadres.
Aqui vamos falar de gastronomia e hospitalidade, ou melhor, de comida e de gente que se encontra em casa, no restaurante, nos museus, teatros, nas ruas, nas quitandas e supermercados da vida porque, pensando bem, conviver exige uma postura hospitaleira.
Ao receber alguém em casa ou no trabalho, o simples fato de se mostrar disponível ao outro é um grande facilitador da convivência. Tão logo nos cumprimentamos, parece natural oferecer um lugar para a pessoa se sentar, algo para beber e deixar o convidado à vontade. Isso é hospitalidade. E é assim também que queremos ser recebidos quando chegamos a uma cidade desconhecida, quando nos hospedamos numa pousada ou hotel ou se vamos jantar na casa de amigos.
Dica de comadre
Como aqui a conversa é entre comadres, vamos poder trocar ideias sobre como bem receber em casa e, claro, impressionar da melhor maneira os nossos convidados e também quando somos nós as convidadas. Algumas dicas são sempre bem-vindas.
Ao receber um hóspede ou uma visita, deixe a casa arrumada. Não é preciso exagerar e se matar fazendo faxina, mas evite os sapatos e os brinquedos das crianças espalhados pelo tapete, muita louça acumulada para lavar sobre a pia e muita bagunça no ambiente principal de circulação. O banheiro molhado, sem papel higiênico disponível e toalhas limpas também não é legal. Melhor será se estiver cheiroso, portanto, é bom dar uma verificada no vaso sanitário. Esses pequenos cuidados, não só demonstram asseio e educação como um cuidado especial com a pessoa que chega.
Ainda muito mais importante que a casa, dedique um tempo ao seu convidado. Ouça-o com atenção, prepare-se para recebê-lo com o coração.
Por favor, se o seu telefone tocar e você realmente precisar atender, informe a quem liga que está com visita, seja gentil, mas tente ser breve. Por mais intimidade que se tenha, é muito chato visitar alguém e ter que ficar ouvindo uma conversa do anfitrião ao celular, fazendo cara de paisagem. Essa dica vale para quando encontrar alguém em ambiente público também, num almoço, jantar ou happy hour.
Prepare algo para comer
Ainda que esteja na maior correria e mesmo que a visita venha de surpresa , prepare algo para comer e beber. Pode ser muito simples, mas é indispensável. Se houver como, prepare pessoalmente um lanchinho, faça um suco, chá ou café, mas atente para o detalhe. Arrume a mesa ou uma bandeja com toalhinha, por exemplo. Acender uma velinha à noite sempre dá um aconchego e é uma forma de carinho.
Tenho uma dica para a próxima vez que for às compras de mercado. Compre um pacotinho de arroz de sete grãos e um pouco de lentilha. Se alguém chegar de repente na sua casa, você vai fazer uma salada inesquecível em 15 minutos. Será o maior sucesso, tenho certeza.
Salada da correria
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz de sete grãos
1 xícara (chá) de lentilhas
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
1 cebola média picada em brunoise*
2 filés de anchovas
1 tomate concassê**
15 ml de azeite extravirgem
1 limão espremido
Para temperar: sal, pimenta do reino e vinagre de arroz o quanto baste
Modo de preparar
Na panela de pressão, cozinhe o arroz, a lentilha e o louro com água e sal por cerca de 5 minutos após começar a chiar. Isso deixará os ingredientes al dente, que é o ponto para a salada. Abra a panela, escorra bem os ingredientes e passe-os brevemente em água fria, somente para esfriar mais rápido.
Acrescente a cebola e o tomate picados. Em seguida, misture os filés de anchovas macerados em azeite quente. Derrame o suco do limão, misture com cuidado e tempere.
Bom apetite!
Essa salada fica pronta em 15 minutos. É nutritiva, saborosa e completa, embora seja leve. Vai bem com cerveja ou vinho branco.
Viu só como é fácil impressionar as visitas?
Até a próxima!
*cubos de 3 x 3 mm
** sem pele e sem semente
Veja também:
Parabéns Cláudia, que orgulho ser sua amiga. Cozinha bem, escreve bem. E faz com a gente tenha vontade de se aventurar por esses caminhos que vc anda se movendo com tanta graça e generosidade. Sou sua fã. Bjo e sucesso nessa nova jornada.