Lá em casa!
Só não deixe de curtir a Revista Regional, que está cheia de ideias criativas para o fim do ano.
Ah! E que tal fazer uma doação para alguma instituição que necessita para contribuir de coração no período do Natal? Na edição de dezembro tem uma lista para escolher quem você vai ajudar. Aproveite a chance e crie um novo hábito!
Siga a página do Facebook.
Todo ano a mesma coisaSerá que vamos comer diferente no Natal? Ou será o que é todo ano?
– Que nada! Esse vai ser diferente, você vai ver. Então, que vamos preparar para o Natal?
– Para os pratos principais, há opções de peru, chester, tender, pernil, bacalhau ou cordeiro.
Como acompanhamentos: arroz à grega ou de açafrão com passas, farofa não faltará, seja salgada ou doce, e, só pra não pesar a consciência e os quilos da balança, saladas!
Salpicão, salada de grão de bico com bacalhau ou carne seca desfiada, ou, talvez, uma com maionese daquelas que a vovó fazia.
– Puxa! Mas não ia ser diferente?
– Só pra concluir, depois você pergunta. Na sobremesa, pensei em pudim de leite, uma cassata ou pavê e frutas secas, uns figos e damascos, além de castanhas e nozes.
Tudo tem sabor de Natal, não há como negar. Mas não precisa ser tão fidedigno ao tradicional já que preparar essa mesa aí pressupõe muito trabalho, a comida é pesada e dá uma ressaca moral no dia seguinte…
Comer diferente no Natal
Para dias quentes como os de dezembro no Brasil, sugiro:
- saladas de folhas verdes (alface americana, agrião e rúcula) e alfafa – Deixe os temperos à mão ou mantenha uma molheira com o molho de sua preferência.
- bolo salgado recheado de cebola caramelizada (ver receita)
- vários legumes como cenoura, pepino e rabanete cortados em tiras servidos como finger foods: comidinhas que, quentes ou frias, podem ser beliscadas a noite toda
- patês de azeitonas ou tomates secos (ricota e azeitona azapa ou tomate seco com um fio de azeite misturados no processador) para acompanhar os legumes crus
Para beber: espumante, vinho branco ou rosé, água com e sem gás (saborizadas com rodelas de laranja ou limão siciliano).
Na sobremesa, abuse das frutas da estação: pêssego, lichia, cereja, ameixa, nectarina, manga e uva. Tudo higienizado e cortado em cubos para serem levados diretamente à boca ou, se preferir, em espetinhos feitos em palitos. Compre picolés de frutas e deixe-os no freezer. Lá pelo meio da noite, banque o sorveteiro. Vai ser uma experiência deliciosa!
Receita de Bolo Salgado
Ingredientes
Massa
2 ovos inteiros
250 ml de leite
100 ml de óleo de girassol
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Recheio
3 cebolas grandes cortadas em tiras
1 colher de manteiga
50 gramas de queijo parmesão ralado na hora
½ maço de cheiro verde picado
Modo de fazer
Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Recheio: Leve a cebola e a manteiga ao fogo baixo e deixe dourar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Montagem: Numa assadeira untada e polvilhada, intercale uma camada de massa com uma de recheio, queijo parmesão e outra de massa. Polvilhe com queijo parmesão ralado.
Leve para assar em forno previamente aquecido a 180 graus por 40 minutos.
Deixe esfriar, corte em pequenos pedaços para servir de um bocado só!
Boas festas!