Não é segredo que eu sou louca por comidinhas do tipo finger food. Sou adepta de receber em casa e que costumo, seja qual for o evento, inserir em parte dele o estilo coquetel informal.
Ontem, estive no estúdio da eduK em São Paulo, no curso Cardápio para Buffet Infantil com a chef patissier Janaína Suconic.
A experiência foi ótima porque além de rever estúdios de televisão que me fizeram lembrar e até sentir saudades do tempo em que fui coordenadora de produção na antiga rede Mulher, bem no início da minha vida profissional, tive a chance de ver de perto a atuação e a criatividade da professora Janaína.
Que não estranhem a minha colocação os que sabem que sou aluna dela no curso de Gastronomia, mas em sala de aula, digo na cozinha laboratório, são os alunos os que cozinham sob a supervisão e o acompanhamento dos professores. Lá na Eduk, a Janaína executou todos os pratos, com habilidade e destreza invejáveis.
Foram 16 preparos feitos em quatro horas. Não é pouco!
Composição da mesa com os preparos |
Águas saborizadas e drinks sem álcool |
Embora o tema tenha sido o cardápio para buffet infantil, muitas das receitas e combinações são perfeitas para adultos. A maior parte delas é simples de fazer, mas tem um toque de sofisticação, o que eu chamaria de uma delicadeza essencial para quando se vai receber em casa.
Acho que a Janaína acerta porque consegue alinhar criativamente a simplicidade de um preparo com o charme de uma boa apresentação e isso faz muita diferença.
Talvez por conta do meu olhar, penso que tudo o que vi ontem, pode ser plenamente adaptado para comida de boteco, coquetel, brunch, aperitivo ou entrada e até mesmo para uma cesta de piquenique (exceto os fritos). Vou por em prática logo, logo.
Quando cheguei no estúdio fiquei perplexa com a quantidade de material e ingredientes que estavam ali pré-organizados pelas profissionais que trabalham com a chef para que tudo transcorresse como um reloginho sincronizado. E foi isso exatamente o que aconteceu durante as quatro horas em que estive acompanhando na bancada de convidados o espetáculo criado para o público online e ao vivo. Embora a diretora do programa parecesse estressada (o que é recorrente nesses profissionais, sempre aturdidos e demonstrado excesso de seriedade) em alguns momentos a atuação da chef Suconic e de suas ajudantes mais parecia um balé sincronizado em que todo o corpo de baile sabe perfeitamente a marcação e a hora de entrar em cena. Se algo deu errado, não ficou evidente. Até porque uma das coisas que mais me agrada nos cursos da eduK é que os professores, mesmo sendo profissionais renomados e reconhecidos em suas atividades, não parecem celebridades, parecem gente falando com gente. De maneira que cabem na tela e no programa os pequenos desacertos que podem ocorrer na cozinha de qualquer um. Não que isso tenha ocorrido ontem, como já disse antes.
Hoje tem mais. Serão apresentados os preparos de massas, saladas e doces para o cardápio de um buffet infantil. Isso porque a proposta é oferecer diferenciais para quem trabalha nessa área.
Prometo publicar uma receita de doce e uma de salgado que eu tenha testado, mas pra isso preciso de alguns dias, já que os próximos estão lotados de atividades. Fica a promessa de que serão os preparos que eu mais tiver gostado.
Não quero encerrar sem mencionar o quanto acho criativo e importante o que a eduK oferece. Sem dúvida isso é educação para o trabalho. Tem muita gente no Brasil inteiro acessando gratuitamente conteúdos online que, se postos em prática com as devidas adaptações para a realidade de cada um, podem mudar para melhor a vida das pessoas tanto financeiramente como em termos de autoestima e realização. Isso tudo compõe o que eu chamo de economia criativa.
Bom fim de semana! No domingo, vote consciente.