Hoje é dia de revista Malu nas bancas e com ela chegam dicas especiais sobre como preparar a casa para receber a família e os amigos nesse período de festas.
Esse é um assunto que eu gosto muito, então, vira e mexe, publico observações a esse respeito. Foi por isso que quando combinamos minha participação na revista Malu para o período de fim de ano, Gisele Peralta (um orgulho de editora) e eu, pensamos numa série para tratar dessas “amenidades” tão importantes!
Espero que sejam dicas úteis e que todos curtam a publicação na revista. É a que traz a Cristiane Torloni na capa. Que honra a minha.
***
Festa em casa: preparação e recepção
Sei lá porquê, como é fim de ano, vem uma sensação que nos obriga a ver todo mundo, encontrar, presentear, confraternizar. Como se no ano seguinte não fosse haver mais chance. Coisa que a gente sente porque é humano.
Já que o sentimento é esse, vem a correria para encontrar cada uma das pessoas queridas, como se em apenas duas semanas, no máximo três, fosse possível ver todos os que amamos. É um período muito curto, não dá! Especialmente se a gente acumula amigos em várias cidades, dos diversos empregos que tivemos…
Teve ano que eu cheguei a fazer uma escala na minha agenda. Tinha dia com tanto compromisso que não bastavam os horários de café da manhã, almoço e jantar. Inventava chazinho da tarde, happy hour e balada, num só dia. Pode?
Até que achei um jeito de ver quase todo mundo ao mesmo tempo. Resolvi chamar os amigos para num só dia fazer uma grande confraternização. Desde então, foram poucos os anos que não houve uma festa pré-Natal na minha casa.
Confesso que é uma trabalheira enorme. Preparar comidinhas, comprar bebidas, arrumar a casa, providenciar copos, toalhas, guardanapos, facas, louças, música, enfeites , lembrancinhas e, um ou outro presente sempre é preciso comprar. Mas vale a pena.
Para quem, como eu, gosta de receber os amigos em casa, fiz uma lista de itens e dicas. A mais curta possível porque cada um tem um jeito de fazer as coisas.
- Convites: por email, telefone, facebook, whatsApp, carta, telegrama, pessoalamente ou por sinais de fumaça. É preciso avisar as pessoas para que elas se programem. Antecedência mínima nessa época e para festas bem informais de 15 dias. Não vale se chatear se a pessoa não puder comparecer se convidar muito em cima da hora, combinado?
- Arrumação da casa – planeje o que vai fazer e divida as tarefas de modo a chegar no dia da festa com a casa arrumada. A faxineira não deve vir no dia da festa. Cuide para que ela venha até o dia anterior para que, caso ela lhe dê um cano, haja uma noite pra você se virar.
- Compras de bebidas – compre ou encomende a entrega para ter antecedência suficiente para gelar. Se for no refrigerador, pelo menos dois dias.
- Gelo – passe uma hora antes da festa no posto de gasolina onde vende e leve pra casa. Ou, confie a missão ao amigo que você sabe que vai chegar antes de todos os demais convidados. Reserve espaço para o gelo.
- Comidas – se você é quem vai preparar, planeje seu tempo adequando-o ao seu ritmo. Se for comprar ou encomendar, leve em conta se serão comidas frias ou quentes e como devem ser acondicionadas até o momento em que serão servidas. Para festas informais, prefira finger foods, comidinhas para comer com as mãos e que não exigem talheres e mesas (exceto para apoio e para servir).
- Para calcular a quantidade de comida, considere o horário da festa, a faixa etária dos convidados, a duração do evento e qual é o tipo de cardápio que será oferecido. Garanta que sobre um pouco de comida. Faltar nem pensar! Reserve uns patês e pães ou uns amendoins para o caso de vir mais gente que o esperado.
- Não é feio deixar que as pessoas contribuam com a comemoração trazendo alimentos e bebidas. Mas o dono da festa deve providenciar víveres para o caso de ninguém trazer nada e ajeitar tudo o que chegar dos convidados para que seja consumido ainda durante a festa. Quem trouxe,normalmente, o fez de coração e quer provar do que trouxe e saber se agradou. Fique atento!
- Copos e guardanapos – providencie ao menos uma vez e meia o número de copos e duas vezes a quantidade de guardanapos em relação ao número de convidados da festa. Esses itens não podem faltar.
- Cadeiras, poltronas, sofás, banquinhos e móveis de apoio – para uma festa de pessoas jovens, entre 10 e 25% do número de convidados é o número de assentos que você precisa ter disponíveis. Em caso de pessoas idosas, é preciso ter, no mínimo, o mesmo número de cadeiras e confirmados para o evento. Deve haver assentos suficientes para que todos se acomodem ao mesmo tempo. Não é permitido overbooking!
- Banheiros: não esqueça de ter papel higiênico e sabonete suficientes para todo o período da festa, nem deixe de colocar uma ou mais toalhas para secar as mãos. É gentil ter absorventes, comprimidos e fio dental numa caixinha perto da pia ou sobre ela, para o caso de alguém precisar.
- Música: para animar é preciso ter uma boa seleção que dependerá do gosto do grupo, mas não pode faltar música.
- Aviso aos vizinhos/porteiros: comente que receberá amigos com aqueles que podem se incomodar com o barulho e o entra e sai. Sendo gentil e informando as reclamações, caso venham a ocorrer, serão mais amenas e condescendentes decerto.
- Bem receber: banho, perfume, maquiagem e roupa de festa – receba bem seus amigos e aqueles que por ventura venham com eles. Sempre cabe mais um numa festa e, às vezes, descobrimos ótimas pessoas em ocasiões inesperadas. Coração aberto e generosidade são indispensáveis.
- Mantenha o controle: abra você mesmo a porta da sua casa, fale com todos pelo menos um pouco, inicie assuntos e integre as pessoas às conversas. De vez em quando, verifique a arrumação e se há copos para todos e se estão à vontade para se servir. Dance, abrace, festeje, brinde!
Importante: não permita que destruam suas coisas. Há pessoas e pessoas no mundo, inclusive entre os amigos. Se notar inconvenientes, seja claro sem ser rude. Você não deve permitir que quebrem coisas, fumem em local não autorizado, ponham os pés nas paredes ou causem constrangimentos a outros convidados. Na sua casa quem dá o tom é você. Com doçura e boa educação você pode dizer qualquer coisa. Não permita que ninguém estrague a sua festa! Boa comemoração!