Clube das Comadres
Não importa se vai receber ou ser recebido, aqui tem uma dica gastronômica nota 10 pra você fazer bonito demais!
Encontre esse post completo também no site do Clube das Comadres na área dos colunistas em Hospitalidade e Gastronomia.
Um bolo para comemorar o encontro hospitaleiro
Não importa de qual lado da relação a gente está, sempre há pequenos gestos que nos parecem automáticos, fazemos mesmo sem pensar, e eles sinalizam e caracterizam uma relação de hospitalidade.
A Júlia, uma das minhas noras (eu tenho três), me disse que nunca acertava um bolo até ter tentado fazer esse. Segundo ela, sempre dá certo. Eu concordo.
Bolo de chocolate
Ingredientes
4 ovos inteiros
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de chocolate em pó (não achocolatado)
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água fervendo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento ou de bicarbonato de sódio
Modo de fazer
Numa tigela grande coloque os ovos, o açúcar, o óleo, o chocolate em pó e a farinha de trigo. Misture bem e, em seguida, acrescente a água fervendo e a pitada de sal. Não é preciso bater a massa desse bolo, só mexer para que os ingredientes se juntem. Ao final, acrescente o fermento ou, se preferir e quiser que fique bem escurinho depois de pronto, em lugar do fermento use bicarbonato de sódio. Leve ao forno pré-aquecido em 180 graus, por 35 minutos. Deixe esfriar e desenforme.
Sobre o bolo mais fácil de fazer do mundo
Eu publiquei a receita desse bolo de chocolate no Blog da Gavioli há dois anos. Até hoje é um dos posts mais lidos do blog. Se quiser dar uma olhada nas dicas daquela postagem, segue o link. Para quem achou que esse bolo é muito básico, eu digo que é mesmo. Por isso, a partir dele podemos fazer modificações extraordinárias. Por exemplo, pense na possibilidade de: • recheá-lo com um creme de nozes ou com geleia de damasco, ficaria irresistível…
• cortá-lo em pedaços retangulares ou em losangos e cobrir pedaço a pedaço, como fazemos com o pão de mel, com chocolate derretido, não seria demais?
• usá-lo como base para uma torta cujos recheio e cobertura são feitos com manteiga e chocolate;
• assá-lo em forminhas de cupcake, retirando-o pouco antes de terminar o cozimento para servir como um petit gateau com calda de hortelã e chantilly.
• esfarelar o bolo pronto e frio para que se incorpore numa receita de terrine de morangos;• distribuir gotas de chocolate branco ou pedaços de castanha de caju na massa antes de levar ao forno para ter um outro bolo, ainda mais saboroso. Basta soltar a imaginação. Eu, por exemplo, amo bolo prestígio, então uso esse bolo e faço brigadeiro e beijinho. O primeiro para cobrir, o segundo para rechear.
Tem erro? Não!!!
Como nessa coluna Gastronomia & Hospitalidade caminham juntas, espero que esse bolo seja uma boa dica para retribuir a hospitalidade de alguém que o receberá em casa nessa Páscoa. Ou que você possa fazer para ofertar algo realmente saboroso para os seus convidados.
Boa Páscoa!
Leia também neste blog: