Clube das Comadres
Como prometido, sempre que uma nova publicação sai, informo por aqui.
Aproveitar os dias com alegria, esse é o ensinamento. Dias tristes, todos temos, por isso, usufruir dos tempos bons faz bem ao coração, à alma e deixa memórias maravilhosas.
Preparei umas dicas para uma festa ser pra lá de agradável na minha coluna Hospitalidade e Gastronomia no Clube das Comadres.
Dicas para um bom piquenique
Que tal marcar um piquenique e convidar pessoas que você ama? Você já participou de um piquenique? É uma delícia! Eu adoro! Acho um charme. Sou só elogios para esse tipo de evento.
A sombra das árvores, uma toalha xadrez, alguns cuidados para deixar tudo bonito e confortável, comidinhas gostosas e, claro, amigos muito queridos reunidos. Fica difícil pensar no que pode ser mais gostoso!
Para um bom piquenique, alguns itens são necessários e sempre dá pra adaptar, caso esqueça alguma coisa. Por exemplo: toalha, se substitui por canga, pratos por guardanapos, faca por canivete. Mas, com uma breve lista de itens, não haverá perrengues.
Vamos pensar na ideia de um piquenique de aniversário. O anfitrião fará as honras e, por isso, quase nada será improvisado. Entre as providências a tomar:
Preparação
– verifique o lugar com antecedência para saber exatamente a infraestrutura disponível;
– faça a lista de nomes e convoque os amigos, pedindo confirmações com antecedência, isso evitará desperdícios;
– prepare toalhas, pratos, copos, talheres e guardanapos em quantidade que supere 20% o número de pessoas confirmadas;
– não esqueça do abridor de garrafas e saca-rolhas;
– leve papel higiênico e absorventes, além de protetor solar e repelente, para o caso de alguém precisar;
– separe jogos de tabuleiro, peteca e bola, a diversão estará garantida.
Comidinhas
O capítulo mais cuidadoso é o das comidinhas. Elas devem ser fáceis e agradáveis para diversos paladares. As bebidas também são muito importantes, às vezes, até mais que as comidas. Pense em vinhos, chás, refrigerantes e água. Cuidado com os sucos naturais porque eles podem oxidar rapidamente se o dia estiver muito quente.
O piquenique pode ser uma festa bem participativa na qual os convidados também contribuem levando bolos, salgados, frutas e bebidas. É muito gostoso porque dá pra experimentar sabores e texturas bem diferentes numa mesma refeição, que por sinal, pode durar muitas horas.
Uma boa ideia para um piquenique é fazer chás frios em vez de refrigerantes: mais saudável, diferente e sustentável. Tente criar misturas como calêndula com menta, ou simplesmente vá de sabores um pouco exóticos mas que já estão prontos como capim limão, hibisco, jasmim. Um cuidado importante é que sempre há pessoas que não consomem açúcar, então pense em versões adoçadas também com adoçantes.
Cuide do lixo
Coloque os chás em garrafas plásticas do tipo PET. Isso facilita para não ter que levar tudo de volta pra casa.
Lembre-se de como será descartado o lixo do seu piquenique. Um item indispensável é o saco de lixo. Se for possível, faça a separação dos resíduos antes de descartá-los, será ótimo!
Cuidado com os alimentos
Uma dica pra quem vai a um encontro desses é sobre o que não levar: ovos, cremes, maionese, limão, ou seja, itens que podem estragar ou causar queimaduras, como é o caso do limão ou outras frutas muito ácidas na ação do sol.
Bom mesmo é levar sanduíches prontos, bolos, frutas, pães, tortas. Como pensamos numa festa de aniversário, dá pra fazer brigadeiros e beijinhos. Outra ideia são vidrinhos com castanhas e frutas secas e alguns sanduichinhos naturebas. Sempre há amigos vegetarianos por perto.
Escolha um lugar alegre ou leve a alegria para o lugar. Que o seu piquenique seja uma festa linda, cheia de amor e de boas risadas. Se o clima for esse, ah!, até as formigas vão querer participar!
Boa semana. Um grande abraço!