Participação Especial – Parceria do Clube dos Vinhos
Com diferentes produções de vinho em todo o mundo e os diferentes tipos de vinho, pode ser difícil identificar quais são os melhores e quais devem ser evitados. Pensando nisso foi criada a pontuação de vinhos, que é um sistema bastante eficiente.
O que é a pontuação de vinhos?
A pontuação de vinhos é um sistema que ajuda a identificar a qualidade de um rótulo mediante a avaliação de características técnicas. Os pontos são dados por degustadores que avaliam características como gosto, sabor e aparência e que preenchem uma ficha de acordo com diferentes características técnicas.
Quanto mais alta for a pontuação de um vinho, significa que maior é a sua qualidade e melhor é a sua procedência.
Por que a pontuação de vinhos foi criada?
Com a globalização, vinhos de diferentes rótulos e cortes passaram a ser produzidos em todo o mundo, inclusive fora de suas regiões de origem. Sem o sistema de pontuação de vinhos seria impossível – ou bem mais difícil – saber se um vinho possui ou não qualidade.
Pontuação de vinhos é um sistema global
Uma das grandes vantagens da pontuação de vinhos é que ele é um sistema global e que é feito de maneira idêntica em todo o mundo. Como existe um padrão, há a garantia de que todos os vinhos pontuados passaram pela mesma avaliação e que foram avaliados sob o mesmo critério.
Isso garante uma confiabilidade muito maior para os resultados porque um vinho pontuado no Chile certamente passou pelo mesmo processo que um vinho pontuado na França. Sem a necessidade de conversões ou dúvidas fica muito mais fácil conhecer a qualidade de um vinho onde que você esteja ou de onde quer que ele venha.
Obrigatoriedades da pontuação de vinhos
Como é um sistema global, consagrado e confiável, a pontuação de vinhos possui algumas obrigatoriedades para a sua realização. A realização criteriosa da avaliação permite que o sistema seja confiável e, com isso, as principais obrigatoriedades são:
• Avaliadores precisam ter credibilidade
O ponto fundamental é que os avaliadores tenham credibilidade para avaliar os vinhos de maneira idônea, técnica e precisa. Assim, os avaliadores não podem estar a serviço de produtores ou lojistas, mas também não podem ser amadores na arte de degustação de vinhos.
• Avaliação é feita às cegas
Outra necessidade para que a avaliação seja confiável é que ela precisa ser feita às cegas, ou seja, os avaliadores não podem saber de qual vinho se trata. Isso permite que os avaliadores levem em consideração apenas as características importantes de cada vinho, sem se deixar influenciar pelo peso do nome do produtor, por exemplo.
• As fichas devem ser padronizadas
As fichas de avaliação técnica dos vinhos devem ser padronizadas e ser utilizadas concomitantemente à avaliação. Isso permite que se tenha uma metodologia unificada na avaliação de vinhos, garantindo a equivalência entre as notas.
A pontuação de vinhos serve para qualificar diferentes vinhos e lançar uma luz sobre sua qualidade. Com isso, a pontuação pode fazer com que vinhos se tornem mis conhecidos e que ganhem prestígio, além de permitir ao consumidor saber a qualidade do que está ingerindo.
Quer saber mais detalhes? Veja o post Pontuação do Vinho: por que e pra que? Do Clube dos Vinhos!