Como você gosta de comer grão de bico? Quente? Frio? No homus, na salada, no puchero, na sopa? Não gosta? Essa opção não existe! É impossível não gostar de grão de bico. Salada de grão de bico com bacalhau é uma delícia!
Eu costumo fazer grão de bico de diversas maneiras, mas tem uma que é sucesso garantido e o que é melhor, ela pode ter variações diversas, mas isso vai depender um pouco da criatividade de cada um.
Sabe o que mais? Essa salada de grão de bico com bacalhau é fácil, mas tem qualquer coisa de exótica, de diferente. É que o grão de bico é base, o restante dos ingredientes é que sofisticam o prato. Vamos a ele.
Salada especial de grão de bico
(uma variação da salada de Natal da Cris, é preciso fazer jus!)
Ingredientes
200 gramas de grão de bico cozido e descascado (se quiser pode deixar a casca, não vai ofender!)
3 batatas médias cortadas em cubos cozidas em ponto al dente
1 cebola roxa picada em brunoise*
100 gramas de lascas de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
1/3 de pimentão verde picado em brunoise
1/3 de pimentão vermelho (idem anterior)
1/3 de pimentão amarelo (idem anterior)
1/2 xícara de azeitonas verdes ou pretas com caroço
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
sal e pimenta do reino a gosto
azeite extravirgem o quanto baste
Modo de fazer
Misture todos os ingredientes picados ao grão de bico com leveza para não machucá-los. Tempere com a salsa, a cebolinha, sal, pimenta e azeite. Leve à geladeira por 12 horas ou de um dia para outro. Na hora de servir, ponha numa travessa bem bonita e regue com mais azeite.
Variações para a salada de grão de bico
As sugestões para variar essa salada são muitas. Troque:
– bacalhau por aliche ou carne seca
– azeitona por alcaparra
– batata por inhame ou mandioquinha
– pimentões por tomates sem pele e sem sementes
Crie. Faça e depois conte pra gente!
Ontem, teve almoço de família aqui em casa. Desta vez, Silas e eu conseguimos reunir os dois lados da família: minha mãe e os pais dele e nossas irmãs com os seus filhos, namorado e marido. Também veio a querida Cris Damélia. Pena não estarem os nossos outros irmãos, o Júnior, o Enéas, a Nícia e a Cíntia. Mas outras oportunidades virão.
Foi um almoço à portuguesa já que voltamos de viagem e trouxemos pão, vinho, queijos de ovelha e de cabra da Serra da Estrela, presunto serrano… Teve muita comida gostosa porque minha mãe trouxe batatinhas de cebolinhas de aperitivo e antepasto de abobrinha, a Irene e o Warté trouxeram pães, minha sogra e minha irmã encarregaram-se dos doces. Silas e eu fizemos bacalhau ao forno e carne seca para os que não comem bacalhau. Depois de muita conversa, risadas e bastante afeto, tudo bem harmonioso, até sessão de exibição de fotos nós fizemos, todos se foram e deixaram a nossa casa com tempero de vida.
Cada vez que recebo gente que amo aqui em casa, sinto uma transformação positiva no meu lar. Quando a gente recebe pessoas queridas, usa as melhores louças, mexe nos armários para encontrar as toalhas mais bonitas, limpa o faqueiro, arruma tudo de um jeito um pouco diferente com o intuito de tornar o espaço aconchegante e ganha muito com isso. Fica o carinho e um gostinho bom, além da certeza de que logo faremos de novo (e de boas sobras na geladeira). Bom demais!
Ah! E essa salada especial foi um dos pratos servidos.
*brunoise – cubos de 3mm x 3mm