Festival de Saladas – última das cinco
O mistério continua, mas o festival de saladas hoje chega ao fim. Assim que passar o Carnaval vem o lançamento oficial da novidade e aí, sim, posso contar. Achava que seria ainda no meio da semana passada, mas me enganei. Desculpem-me os leitores do blog.
Hoje é segunda-feira com cara de sábado. Dia empurradão, sem muita coisa pra fazer a não ser sair para curtir os blocos de Carnaval ou um showzinho aqui, outro ali. Uma emenda de feriado no melhor estilo.
Falei showzinho, mas devo confessar, ontem estive no show da Maria Gadú. Ex-ce-len-te! Ela é muito boa no palco, o que contribui significativamente para o sucesso merecido dela, já que suas composições e musicalidade são ponto fora da curva num mar de mediocridade criativa da música brasileira nas grandes mídias ultimamente. Eu que detesto dizer que detesto, detesto mesmo esse tal de pancadão e o infernal mela-cueca do ritmo sertanejo feito em duplas para dar caixa a abastados e espertos empresários. Pronto falei. Esse som é horrível. Agora o que faz a Maria Gadu, gente, que delicadeza… Ela cantou Piaf no palco numa versão pra lá de contemporânea. Valeu muito a pena ter ido.
Sem mais derivações, hoje fiz uma salada diferente aqui em casa com shimeji, mas ela estará presente num outro festival. Nesse, tenho que terminar de publicar as cinco prometidas. A que está faltando leva frutas, broto de alfafa e um molho delicioso feito de iogurte com curry. Um toque diferente no nosso cotidiano. E, como sempre, saudável.
Outro dia li que todos os dias ou pelo menos uma vez por semana deveríamos nos dedicar a comer algo diferente, seja um ingrediente novo ou um jeito de preparar um alimento que já conhecemos. Isso é um desafio, mas com um pouco de ousadia e pondo a cabecinha pra funcionar sem amarras, dá pra chegar lá.
Essa salada traz consigo um tanto desse ousadia…
Salada indiana de frutas frescas
Rendimento: refeição completa para uma pessoa, com muito equilíbrio
Ingredientes
Montagem
Faça uma caminha de folhas verdes num prato fundo ou tigela alta. No centro, disponha os brotos de alfafa e ao redor dele as frutas e a cenoura. Distribua o queijo cortado em cubos por toda a salada.
Para fazer o molho é preciso emulsionar (misturar bem) todos os ingredientes.
Despeje o molho por cima dos demais ingredientes.
Essa salada é um sucesso. Totalmente diferente. Tenho certeza de que você vai se surpreender se ousar fazer e degustar.