Tem feito dias de muito calor, não? Eu quase morro com essa temperatura que beira ao que penso ser a do inferno. Nos dias que não tem vento parece que eu vou sufocar. Ao menos tem chovido um pouco, o que dá algum alívio.
Mas para aliviar de verdade e refrescar de uma forma muito saudável, consumir sucos e alimentos frescos é sempre uma pedida inteligente.
No sábado passado, recebemos dez pessoas Lá em casa para jantar. Como primeira entrada foi servida uma sopa fria feita com pepino, iogurte e hortelã. Para quem acompanha o blog e já sabe que sou muito ligada em subverter a ordem comum dos quentes e frios, não há nada estranho. Já para quem lê pela primeira vez uma sopa servida gelada pode soar um pouco ousado. Fato é que funciona muito bem. Além de que, neste caso específico, abre o apetite.
Essa foi a intenção de servi-la no sábado. A propósito, para quem não conhece e está estranhando, Lá em casa pra jantar (veja menu da segunda edição) é um projeto de hospitalidade e gastronomia que começamos a fazer esse ano. Funciona assim: criamos um menu com entradas, saladas, pratos principais e sobremesas e divulgamos com uma data específica (o próximo está previsto para 17/10). As pessoas fazem as reservas e no dia marcado nos encontramos para jantar aquela comida que foi divulgada, harmonizada com bebida, boa conversa e uma ambiente acolhedor.
A sopa de iogurte foi servida em pequenos copos decorados com uma fatiazinha de pepino na borda e uma folhinha de hortelã. Para os dias quentes é uma ótima opção para um coquetel, por exemplo. Tente fazer, o sabor é muito diferente. Tem que experimentar. Fácil, fácil, fácil de executar.
Vamos à receita.
Sopa de pepino com hortelã e iogurte
Ingredientes
• 1 pepino picado
• 1 cebola pequena picada
• 1 colher (sopa) de azeite
• 2 1/2 xícaras (chá) de caldo de legumes ou de frango
• 1 limão (casca ralada e suco)
• 1 ramo de hortelã picado
• 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
• Sal e pimenta
• Folhas de hortelã
Modo de fazer
Refogue a cebola no azeite até ficar macia e trasparente. Junte o pepino picado, o caldo, o limão e as raspas da casca e a hortelã. Assim que levantar fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semi tampada por 20 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e em seguida bata no liquidificador juntando o iogurte. Espere esfriar para servir, temperada com sal e pimenta e enfeitada com pepino e hortelã ou com uma rodelinha de limão.
Hoje é um dia muito especial. Não só porque é aniversário da Euzi, do Jorge, da Clarice e do Virgílio, que me são pessoas muito caras. É também especial porque estamos vivos, cheios de possibilidades de melhorar o que está à nossa volta. Nossa atitude é muito decisiva para o bem ou para o mal diante dos fatos. Cabe a cada um tomar consciência do seu papel, do seu pedaço, seja com o outro ou consigo mesmo, o que é ainda mais importante. Olhar o mundo com amor é uma decisão, plantar sementes com carinho, com afeto e, principalmente, com respeito pela diferença faz toda diferença. Pense! Não é só tolerância, é amor mesmo.
Uma ótima semana para quem é de bem e para todos os demais também.
Beijos.