Alguma vez você já pensou em organizar um piquenique, uma festa ao ar livre, chamando os amigos para se divertir num espaço público?
Organização e criatividade
Para organizar um piquenique, não é preciso muita coisa. Só um tanto de boa vontade e jogo de cintura, caso, na hora, falte algum item, porque a gente sempre acaba se esquecendo de levar, por exemplo, o abridor de garrafa… Aí, criatividade é a palavra.
Para um bom piquenique, alguns itens são necessários, mas sempre dá pra adaptar: toalha se substitui por canga, pratos por guardanapos, faca por canivete…
Sem essa de ficar no estresse. Isso a gente já tem de sobra quando está trabalhando. Nem deveria, mas tem. Esqueceu algo? Improvise ou peça emprestado. Essa é uma boa chance de falar com quem está logo ali ao lado.
Para evitar importunar demais os vizinhos, a boa e velha listinha de itens a serem considerados é bem-vinda! Planejando direitinho, pode ser que, ao contrário de pedir emprestado, você empreste! Que gostoso. Isso é integração.
Se a ideia é fazer um piquenique bem charmoso, você vai precisar de itens como:
– cesta de piquenique
– toalha xadrez
– pratos, talheres e copos (de preferência plásticos e recicláveis ou descartáveis)
– sacarrolhas, abridores de latas e garrafas
– faca ou canivete
– guardanapos
– comidas e bebidas
– bons amigos e familiares
– jogos para entretenimento (peteca, baralho, Imagem & Ação, Quest)
– canga ou colcha para estender no chão, caso alguém queira se deitar ao sol
– almofadas
– protetor solar
– música: rádio, violão, gaita…
– sacos de lixo
Além da lista do que deve ser levado, é preciso ter certeza de que o lugar é adequado ao público que será convidado. Por exemplo, se você fará uma festa de aniversário em que serão convidadas pessoas idosas, preocupe-se com cadeiras para que se sentem. É importante também saber qual é a infraestrutura de banheiros e se há acessibilidade.
Claro que quem vai ao piquenique sabe que não estará numa sala de estar com sofás e poltronas, mas um pouco de cuidado é sempre elegante.
Previsão do tempo – É importante verificar qual é a previsão do tempo para a data da festa. Isso porque pode ser que seja necessário um Plano B, ou seja, se é uma área aberta, o que será feito em caso de chuva? Cancelar, mudar de lugar ou, quem sabe, uma barraca de acampamento pode ser montada!
Como um piquenique, via de regra, é um evento no qual os convidados também participam contribuindo com comidinhas e bebidas, o convite deve ser feito com certa antecedência para que se programem. Uma dica é deixar claro no convite o que pode ocorrer em caso de mudança de temperatura ou no clima.O piquenique ideal é o que ocorre num dia ensolarado, não muito quente, de preferência numa região acessível para carros, bicicletas e a pé, numa área com árvores que ofereçam sombra, mesas de madeira com bancos para os que quiserem se sentar e grama ou mato não muito alto para que estenda a canga ou toalha. |
À sombra das árvores, uma toalha xadrez, uns cuidadinhos para deixar tudo bonito e confortável, comidinhas gostosas e, claro, amigos muito queridos por chegar. A brincadeira já pode começar!
Apesar de ser possível improvisar, se a festa é sua, é elegante deixar seus convidados confortáveis, em ambiente aconchegante, então, cuide dos detalhes com carinho. Prepare um piquenique em que quase nada seja improvisado e na hora só aproveite as companhias agradáveis, o bom papo e as brincadeiras. Não é preciso gastar muito, ao contrário, essa é um evento de custos baixos, mas para isso seja criativo: latinhas viram suporte de talheres e garrafas se tornam vasinhos para flores apanhadas no local. Quão alegre é isso tudo…
Verifique o lugar com antecedência, convoque os amigos e peça confirmações de quem irá. Prepare toalhas, pratos, copos, talheres, guardanapos e algumas comidinhas fáceis. As bebidas são importantes, às vezes, até mais que as comidas. Vinhos, chás, refrigerantes e água.
No formato comunitário, o combinado é que todo mundo leve algo pra comer ou beber. O piquenique se torna uma festa participativa. É muito gostoso porque dá pra experimentar sabores e texturas diferentes numa mesma refeição que pode durar horas…
Uma sugestão é marcar o início lá pelas onze horas da manhã e terminar depois do por do sol.
Prepare chás frios em lugar de refrigerantes, é mais saudável, diferente e sustentável. Sugestão: chás de calêndula com menta, capim limão e de hibisco. Como sempre há pessoas que não consomem açúcar, faça também versões com adoçantes.
Coloque os chás em garrafas plásticas do tipo PET, o que facilitará em não ter que trazer tudo de volta pra casa. O descarte de material é sempre algo a ser pensado, portanto, um item indispensável nesse tipo de evento é o saco de lixo. Se for possível, separe os resíduos antes de descartá-los. Isso contribui com o meio ambiente.
Não é bom levar: ovos, cremes, maionese, limão, ou seja, itens que podem estragar ou causar queimaduras, como é o caso do limão ou outras frutas muito ácidas na ação do sol.
Boas opções pra levar são sanduíches, bolos, frutas, pães, tortas, frutas secas, castanhas, amendoins. Se for seu aniversário, brigadeiros e beijinhos e, se for festa de casamento, bem-casados.
Se for servir bebidas frias, leve-as bem geladas quase congelando. Dependendo da temperatura do dia, se manterão em temperatura agradável por longas horas. Uma outra possibilidade é levar uma bolsa térmica ou um isopor do tipo geladeira portátil com gelo.
Ideal para piquenique: receita do Bolo de Chocolate mais fácil do mundo
Esse bolo não tem erro. Então, vamos lá, sem preguiça, prepare um piquenique, chame os amigos, reúna a família, faça um bolo, seja feliz!
Participe do Clube de Assinatura do Minestrone. Em setembro, a caixa entregue na sua casa tem itens para um piquenique. Tem até toalha xadrez vermelha!!! Um presente do Minestrone pra você na primavera 2022.