Bartender, palavra unissex que significa “atendente de bar”, em nenhum momento sugere que seja destinada ao profissional responsável apenas por preparar coquetéis!
Um atendente de bar deve ser responsável pelo serviço de TODAS as bebidas que estão no cardápio da casa, sejam elas alcoólicas ou não; misturadas ou puras.
Ao contrário do Barista e do Sommelier, profissionais especialistas em uma única bebida, o Bartender é um generalista e deve ter um conhecimento amplo sobre o universo de diversas bebidas.
Mas muitas vezes, por vaidade, o Bartender pensa que apenas preparar um suco ou entregar um refrigerante ao cliente, seja um trabalho menor.
Eu não respeito, por exemplo, um bartender que prepara um bom Negroni, mas que serve uma Coca Cola com a rodela de limão por cima do gelo, que vai fazê-la ficar boiando na superfície, batendo nos lábios e atrapalhando o gole do cliente.
Também não respeito o Bartender que prepara um excelente Fitzgerald, mas prepara um suco de limão sem peneirar ou sem cuidado na proporção entre sumo e água!
Não entendo bares que têm as garrafas mais caras de destilados Premium ou Superpremium, mas servem qualquer marca de água, e muitas vezes, variando as marcas entre uma compra e outra. Queria entender porquê de alguns bartenders capricharem na emulsificação de um Pisco Sour, mas tiram um chopp com o colarinho de qualquer jeito.
Não respeito quem tem belas taças de cristal no serviço, mas leva até a mesa uma lata de refrigerante amassada!
Casas que oferecem poucas variedades de vinho, é de responsabilidade do Bartender servi-los, e é importante se atentar a temperatura e taça correta de cada estilo. O mesmo serve para o café: Após o cliente comer bem e tomar excelentes coquetéis, é servido de um café com grãos simples ou mal extraído, sendo que será com esse gosto ruim na boca que o cliente sairá do restaurante!
O atendente de um boteco simples, na sua essência, também é um Bartender, mesmo que não prepare nenhum coquetel durante seu turno de trabalho!
Mais serviço, menos vaidade!