Quando eu comecei a trabalhar com cafés de qualidade, café gelado era quase uma heresia. Pois é. Nesse mesmo Brasil tão tropical, com temperaturas altíssimas, beber café gelado era considerado estranho. Exótico. Bizarro, até.
Mas no verão, como faz?
A gente encara o cafezinho quente de manhã e no pós-almoço, mas na hora de se refrescar apelava para outros refrescos. O jeito, naquela época, era recorrer ao café gelado misturado com bases doces e cremosas como o coffee shake.
Mais tarde a cultura do café gelado foi ficando mais comum e hoje os puristas amam simplesmente filtrar o café sobre gelo e ser feliz. Sem falar nos cold brews.
Então eu separei aqui duas receitas para agradar os clássicos que curtem café gelado na base do shake e para os puristas, que querem se jogar no café gelado autêntico, sem misturar com – quase – nada.
1. Coffee Shake Clássico
– 3 xícaras (chá) de sorvete de creme
– 1 xícara de chá de leite
– 1/2 xícara de chá de café espresso já frio – pode ser preparado na máquina de cápsulas ou na Moka Italiana
– Raspas de chocolate para decorar.
Bata o sorvete, o leite e o café no liquidificador até formar uma textura cremosa. Coloque em um copo alto e decore com as raspas de chocolate.
Rendimento: 01 porção
2. Café gelado com twist
– 250 ml de água quente + um pouco para escaldar o filtro
– 32 g de café moído na hora – moagem média
– 250g de gelo
– 1 limão
Aqueça a água e escalde o filtro. Descarte a água do escaldo e preencha uma jarra com 250g de gelo. Filtre o café sobre o gelo. Misture e acrescente rodelas de limão. Adoçar pode? Pode, ao seu gosto. Sirva.
Rendimento: 02 porções
A dica para o café gelado não ficar muito aguado é acertar na proporção água x gelo. Se você está acostumado com uma determinada proporção de café e água (ex.: 32g para 500ml), separe parte da água quente e complete o restante com pedras de gelo. Aqui eu separei meio a meio e funciona super bem para 32g. Essa receita mais detalhada está lá no meu instagram.
Pronto.
Agora você já tem duas receitas bem gostosas para encarar o verão sem deixar o café de lado. Se tiver outras receitas queridinhas, me conta!
E aproveite para conferir as outras edições do espresso com a barista!