Independentemente de como você encontrou seu caminho para o vinho, você está aqui agora! Talvez você tenha acabado de chegar e ainda esteja conhecendo as principais variedades, talvez já esteja explorando como cada variedade se expressa em distintos terroirs ou estilos de vinificação. É uma jornada e a maioria de nós, enófilos, segue o mesmo caminho evolutivo.
Você provavelmente já experimentou uma “evolução do sabor” alguma vez na vida. Por exemplo, você se lembra de como antes você adorava leite com morango, mas agora prefere café?
Confira a seguir esse caminho da evolução do paladar do enófilo percorrido pela maioria de nós segundo identificou a pesquisa (nada científica) feita pela Madeleine Pucket e publicada no site Wine Folly.
Depois de falar com incontáveis entusiastas de vinhos e sommeliers (… de uma forma totalmente não digna de pesquisa), aqui está uma estimativa muito boa de como o paladar de seu vinho muda com o tempo:
As 7 fases do seu paladar de vinhos
É hora de prestar uma pequena homenagem a cada etapa da evolução do nosso paladar vínico, do iniciante ao entusiasta. Ironicamente, quando chegar ao fim, você se verá de volta ao início.
Descubra onde o seu paladar de vinhos se encaixa no grande esquema de degustação.
Fase do Vinho Doce
Hummm… vinho é para mim!
Se você está vindo para o vinho do mundo dos coquetéis de gin e vodka, é provável que seu paladar prefira vinhos brancos e rosés doces. Na superfície, esses vinhos são diretos e fáceis de entender, com aromas intensos, óbvios, frutados e sabores de torta doce.
Curiosamente, vinhos doces não são apenas para iniciantes. Quase todos os Master Sommelier e Master of Wine, em algum ponto, professaram abertamente seu amor por vinhos brancos doces, incluindo Riesling alemão , Tokaji húngaro e até mesmo Vin Santo. Portanto, não deixe que os esnobes do vinho te perturbem.
Vinho Frutado
Somos facilmente atraídos para o mundo do vinho tinto. Esse é o estilo de vinho mais falado, avaliado e colecionado, e também está associado a vários intrigantes benefícios à saúde. Mas … como se desenvolve o paladar para o vinho tinto?
Esse é o momento dos vinhos tintos frutados. Varietais ou blends a partir de Zinfandel , Garnacha , Alicante Bouschet , Petite Sirah , Merlot , Malbec e Shiraz oferecem um caloroso abraço de boas-vindas ao mundo do vinho tinto. Os vinhos podem ser leves, ousados, suaves ou picantes, mas todos têm sabores de frutas doces como característica dominante no paladar. Para entregar este estilo, não é incomum ver uma pequena quantidade de açúcar residual (geralmente 2–5 g/L dos açúcares naturais da uva) deixada no vinho para ressaltar ainda mais o estilo frutado.
A fase dos encorpados
Para agradar à multidão, sim!
Depois de explorar vinhos frutados, intensificamos as coisas. Mais frutas. Mais maduro. Mais ousado. Mais exuberante. Mais tudo. Vinhos tintos e brancos ousados como Cabernet Sauvignon, Syrah e Chardonnay de carvalho são como uma refeição no copo. Suas habilidades de degustação melhoram à medida que você identifica sabores distintos no vinho e os associa aos processos de vinificação. Por exemplo, o sabor do chocolate cremoso ou da baunilha em um vinho tinto forte quase sempre é derivado do envelhecimento em carvalho. Fale sobre um grande impulsionador de confiança! Adicione a isso camadas e mais camadas de sabor e um final longo de revestimento na boca, e é difícil NÃO amar esses vinhos.
Se você adora esse estilo de vinho, não está sozinho. Muitas das principais regiões vinícolas do mundo se especializam neste estilo: ( Napa Valley , Rioja , Bordeaux , Mendoza , Barossa Valley , Valpolicella , Montalcino , etc.) e é um estilo que agrada a multidões de todos os tipos. Na verdade, alguns de vocês decidiram que vinhos ousados e exuberantes são o que há de melhor para o seu paladar de vinhos e orgulhosamente defendem sua decisão.
Alguns estacionam, felizes nessa fase e nunca a deixam.
Fase da elegância
Se você mergulhou no estágio intenso do vinho tinto e emergiu do outro lado, você faz parte de um grupo já bastante seleto de entusiastas do vinho. Você provavelmente treinou seu paladar além do provador comum. Você tem muito pouca dificuldade em encontrar notas florais delicadas no vinho, como violeta e hibisco, e em diferenciar sabores como erva-doce, anis, alcaçuz e alcatrão. Por essas razões, muitas vezes você é atraído por vinhos com sabores distintos ou o que gostamos de chamar de vinhos pontilizados (pense naquelas pinturas em que as imagens são formadas por pontos).
Os vinhos tintos elegantes incluem Pinot Noir , Gamay , Nebbiolo , Syrah , Carménère e Sangiovese de clima frio.
Os vinhos brancos elegantes incluem Grüner Veltliner , Assyrtiko , Soave , Chablis e Albariño.
Curiosamente, estamos observando vinhos elegantes crescendo para se tornarem o “novo luxo” do vinho. Existem muitas razões possíveis para isso, mas talvez a razão mais óbvia, é que, para apreciar estes vinhos na íntegra, é necessário saber compreendê-los totalmente. E, como é preciso muita habilidade para decifrar os sabores sutis em vinhos elegantes, eles tendem a ter uma áura de exclusividade ao seu redor.
Nesta fase encontramos o maior nível de enochatice, mas nada que não possa ser adminsitrado!
Borbulhas!!!
Jogamos fora todas as nossas noções preconcebidas de vinho ao nos apaixonarmos pelos vinhos espumantes. Os espumantes têm fama de serem a vida da festa, mas com duas fermentações e pressões até sete atmosferas em garrafa, são alguns dos vinhos mais desafiadores de se fazer tecnicamente. Se você adora espumantes, passou a apreciar os aromas secundários do vinho que vêm da fermentação, incluindo todos aqueles cheiros de pão, biscoito, fermento e até mesmo de cerveja .
Você sonha com Champagne , mas bebe Prosecco , Crémant , Cava , Cap Classique, Sekt e Lambrusco regularmente.
Obs.: o texto original é baseado no mercado consumidor norte americano. É bem provável que entre brasileiros a era do espumante seja a inicial, de entrada no mundo do vinho, especialmente com os adocicados moscatéis. Ainda, as borbulhas nacionais são de ótima qualidade com preços ultra convidativos.
Idade de vinhos naturais e outros
Qualquer coisa menos normal.
Talvez você tenha experimentado um vinho espumante “Pet Nat” ( Methode Ancestrale ) do Loire . Ou um sommelier recomendou um vinho natural depois de saber que você adora cerveja azeda. Independentemente de como você chegou a essa fase, agora você está mergulhado no fascinante e indefinível mundo dos vinhos naturais e muito mais! Esta categoria inclui vinhos laranja , Jerez (ou Sherry) , Madeira , vinhos naturais sem sulfitos, vinhos de ânfora, vinhos biodinâmicos e qualquer outra coisa que não se encaixe no perfil tradicional de “o que é vinho.”
Seus amigos não vão entender sua obsessão, mas isso nunca te impediu antes.
Período “qualquer coisa menos vinho!”
Nós admitimos. O vinho é uma experiência emocional. Haverá um ponto na jornada em que você não vai querer nem ver uma taça. Você pode desfrutar de coquetéis e cerveja, mas por alguma razão inexplicável, todo vinho que você experimenta é entediante. Quando você chegar a este ponto, apenas siga em frente. Você se super expôs (comum para pessoas que trabalham na indústria do vinho ). Basta respirar fundo, o vinho estará lá quando você estiver pronto para ele de novo.
Na verdade, este pode ser o momento perfeito para dar a um doce Riesling uma segunda chance …
Voltar para Vinhos Brancos Doces (Recomeçar)
Porque o vinho é circular.