Sabe aquela mega indecisão na hora de escolher o vinho? Na prateleira do mercado, no menu do restaurante…todos aqueles nomes, países, rótulos… e se alguém que te conhece a fundo te ajudasse? Essa é a proposta da IA lançada pela Eniwine.
O paradoxo da escolha
Saudades do tempo em que a escolha de vinhos se resumia a “branco ou tinto”, ninguém confessa ter, mas quem nunca se viu encarando uma prateleira de supermercado cheia de vinhos desconhecidos, incapaz de se decidir por qual levar que atire a primeira pedra!
Não se sinta sozinho em sua indecisão. A abundância de possibilidades da vida moderna deveria nos beneficiar, mas vários estudos já mostraram que ela é, na verdade, paralisante.
Pensando nesse dilema, um clube de vinhos desenvolveu o Digital Sommelier – uma Inteligência Artificial que pretende aprender sobre o seu gosto e te ajudar na escolha.
“Independentemente se nosso cliente é iniciante ou avançado, o objetivo é o de democratizar cada vez mais o consumo de vinho, mas principalmente, respeitar os gostos de cada um de nossos consumidores”, diz Marcelo Abrileri, criador da Eniwine e do novo sistema “que é ainda mais indicado para aqueles que são iniciantes ou que tem mais dúvida na hora de escolher um vinho, algo tão amplo e com tantas opções”, complementa.
Como funciona
O gosto pessoal de cada um é mapeado pela IA através de padrões: um kit com 15 vinhos distintos, todos tintos, que devem ser provados e avaliados no sistema. Com essa informação a IA cria um ENOPERFIL com base no gosto pessoal de cada um.
Ao assessar a loja virtual, o sistema compara esse ENOPERFIL com todos os rótulos disponíveis, que foram mapeados pelos sommeliers consideração mais de 100 características tais como: quais os aromas mais presentes, teve ou não passagem em barrica de madeira, qual a uva, qual o país e a região, entre outras.
Com essa comparação, a AI é capaz de sugerir rótulos que se enquadram no estilo preferido por aquele ENOPERFIL. Desta maneira caso você pontue com nota baixa determinado vinho, por exalar no aroma demasiada, “notas de madeira” por exemplo, o sistema te alertará que provavelmente não gostará de determinados rótulos que contam com as mesmas características. O contrário também funciona. Se o cliente pontuar com nota alta vinhos com notas aromáticas, de “frutas vermelhas” por exemplo, o sistema entenderá que que gosta deste estilo e indicará outros vinhos similares, sem mesmo ele abrir a garrafa – diz a nota de imprensa.
Mesmo depois de ter o enoperfil mapeado é interessante que o usuário continue dando nota para que o perfil dele fique cada vez mais bem definido e o Digital Sommelier seja cada vez mais exato em indicar corretamente outros vinhos.
Sobre o kit
Composto por 15 amostas de vinho tinto e respectivas fichas técnicas, o kit custa R$ 249,90, porém se comprado na PRÉ-VENDA, o usuário contará com 60% de desconto, saindo por R$ 99,90.
Embora a utilização fique restrita ao portfólio da Eniwine, eu imagino que possa ser aplicada a outros vinhos de forma comparativa, provavelmente com menos precisão. Fiquei muito curiosa para saber o que a IA definiria como meu ENOPERFIL. De qualquer forma, me pareceu um exercício interessante para me autoconhecer melhor – e provar 15 vinhos, claro!
Mais informações >>