Começar a tomar cafés de qualidade em casa é um exercício consciente. O primeiro passo é a escolha do café na gôndola do supermercado e nessa semana dei três dicas sobre esse processo lá no @luizaburleigh.
A compra de café em grãos talvez seja a dica mais importante em um primeiro momento. Mas essa decisão tem consequências. E uma delas é o surgimento da necessidade de adquirir um moedor, o que já pode atrapalhar toda a sua boa vontade.
Mas eu estou aqui para ajudar você a não desanimar! O café em grãos tem muitas vantagens sobre o café já moído. A primeira delas é que os grãos utilizados são mais uniformes e igualmente torrados, o que já garante um sabor mais agradável para a sua bebida final.
Mas o maior benefício é realmente o frescor e o ganho de aroma e sabor quando efetuamos a moagem na hora do preparo.
O café é um produto que oxida e por melhor que seja o armazenamento o pó tem mais mais superfície de contato com o ambiente do que o grão. E, por isso, envelhece mais rápido!
Isso significa que moer o café na hora do preparo garante mais aroma e mais sabor. Lembre que sabor é uma experiência com alta influência dos aromas.
Eu sei que o café que você bebe em casa é aromático. Mas experiente moer na hora. O salto de qualidade em sabor é infinito!
Imagem do destaque: Joshua Davis on Unsplash