Você tem acompanhado a série de pílulas com dicas de gastronomia aqui do Minestrone? O último, publicado ontem, traz uma lista mínima de utensílios indispensáveis para quem gosta de cozinhar e não abre mão de investir um pouco mais em alguns equipamentos-chave de maior qualidade.
E para fazer café, tem isso?
Conversamos na coluna passada sobre um bom café só ser possível com grãos de origem, bem cuidados e que ofereçam potencial de sabor – consequência de todo o cuidado na cadeia produtiva. Mas tem sim alguns equipamentos que facilitam muito a nossa vida na hora de preparar o café. Não é à toa que o “cantinho do café” já tem feito parte de alguns projetos de design de interiores. Já viu?
Os indispensáveis
O primeiro e mais indispensável equipamento para fazer café em casa é o moedor. Moer café na hora faz uma diferença tremenda. Depois, uma boa balança ajuda muito no acerto da sua receita de café e na repetibilidade. Sim! Café funciona como qualquer outro preparo culinário: tem receitas e proporções que contribuem para que tudo dê certo.
A chaleira elétrica não é obrigatória, mas pode ajudar. Lembrem que café é preparado com água na temperatura de fervura, mas ficar fervendo a água continuamente não é a melhor opção, porque você acaba alterando a composição. Então aquela chaleira esperta que desliga depois da fervura é top.
No mais, escolha um bom método. Se o seu negócio for a prensa francesa, por exemplo, escolha aquela que tem freio e que a trama da rede de filtragem seja bem fechada. Se preferir a Aeropress ou a Clever, opte pelas originais que garantem melhor fluxo de passagem de água, sem empoçamento ou surpresas. O mesmo vale para a Moka Italiana – as genéricas podem oferecer riscos pelo mal funcionamento da válvula de segurança.
Vamos mais adiante?
Uma colher bailarina para dar aquela agitada no café durante a extração nos métodos de filtragem, um cronômetro de apoio e a escolha do filtro de papel também podem fazer parte do rol de prioridades na escolha dos seus utensílios básicos e indispensáveis para preparar café, tá bom?
No mais, divirta-se!
Só não vale virar um cafénazi ou um “sommelier de café” desses bem chatos, combinado? 😉
Imagem do destaque por Raychan para Unsplash
Vou fazer um cantinho do café pra mim! Com utensílios lindos. Adorei.