O dia mundial do café é comemorado hoje!
O café, no Brasil, tem pelo menos duas datas comemorativas: 14 de abril (hoje!) e 24 de maio. Há países que dedicam o dia primeiro de outubro ao café. Mas o que acontece?
14 de abril, dia mundial do café
Em muitas regiões do mundo, a colheita começa em abril, juntamente com o outono. Lembramos que o café é uma planta de origem tropical, que gosta de temperaturas amenas e, portanto, a sua faixa de cultivo é entre os trópicos. O ciclo do café na maior parte das regiões tem início com a florada na primavera (setembro/outubro), o desenvolvimento do fruto durante o período de chuvas – quando é verão na maior parte das regiões de cultivo – e a colheita ocorre no outono, quando o fruto atinge seu potencial máximo de maturação e doçura. Daí a eleição dessa data como o dia mundial do café.
24 de maio, dia nacional do café
No Brasil, o dia nacional do café foi instituído por iniciativa da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) em 2005 e é marcado pelo início da colheita nos estados do sudeste, principalmente São Paulo e Minas Gerais. Em São Paulo é tradicional o evento da colheita no cafezal do Instituto Biológico, o maior cafezal urbano do mundo, criado para estudar espécies, variedades e pragas nas lavouras de café.
É no dia 24 de maio que também se comemora o dia do Barista, desde 2007. A data é um marco que reconhece não apenas a importância da bebida para a nossa cultura, mas também a emergência dessa profissão que tem ganho visibilidade ano a ano, junto às cafeterias especializadas.
Outros dias nacionais do café pelo mundo:
- Indonésia – 17 de agosto
- Costa Rica – 12 de setembro
- Alemanha – 24 de setembro
- Japão – 1 de outubro
- Nepal – 17 de novembro
- Estados Unidos e Inglaterra – 29 de setembro
1 de outubro, dia internacional do café
O dia 1º de outubro como o dia internacional do café foi instituído pela Organização Internacional do Café em 2005 e foi lançado em um evento em Milão, na Itália. É uma data em que se promovem diversos eventos de café por todo o mundo e discute-se a questão do comércio justo e sustentável para toda a cadeia.
Todas essas datas são relativamente recentes e buscam promover ainda mais a cultura do café pelo mundo. Atualmente as pautas vão alem do consumo, englobando a valorização da cadeia, da profissão e, principalmente, do café especial.
Deu para entender agora porque a gente tem tantas datas comemorativas para essa bebida?
Comemore com bons cafés, combinado!?
Obs.: Se você ainda não sabe onde conseguir bons grãos para fazer o seu café em casa, dê uma olhada nessa lista de cafeterias e torrefações que entregam grãos de qualidade diretamente no seu lar! <3
Foto de Uriel Mont no Pexels