O mundo cafeeiro utiliza muito a palavra “Moka”. Mas qual é a grafia correta: Moka, Mocha ou Moca?
- Moka: É o apelido da cafeteira italiana, patenteada em 1931 pelo Alfonso Bialetti. Foi considerada um ícone do design moderno, indo parar até no MoMA em Nova York! A Moka simula um espresso, já que o café é extraído sob a pressão da água que ferve, gerando vapor e pressurização.
- Mocha ou Mocca ou ainda Moca é a abreviação de Mocaccino. Trta-se de uma bebida clássica que leva uma dose de espresso (30 ml), leite cremoso e calda de chocolate. Há quem confunda Mocaccino com Cappuccino. Mas o cappuccino tradicional italiano não leva nem calda de chocolate, nem canela, combinado?
- Moca ou moquinha é também o nome que se dá ao pequeno grão de café no pé, que cresceu sozinho dentro do fruto. Trata-se daquele grão diminuto e gordinho, filho único. É também conhecido como peaberry (inglês) ou caracolillo (espanhol).
Todas essas palavras fazem homenagem à cidade de Moca, no Iêmen, que abrigou durante o Império Turco-Otomano o maior porto de exportação de café no mundo.
Pronto! Agora que você já entende um pouquinho mais desse vocabulário do universo cafeeiro, me diz: já ouviu a palavra Moca com outro significado?
Foto de Jonathan Borba no Pexels