Adaptada do livro Comida de Verdade de Yotam Ottolenghi, editado pelo selo Companhia de Mesa da editora Companhia das Letras, essa salada é sucesso garantido para o menu de qualquer cozinheiro amador ou profissional.
Salada de Cebola roxa com molho de nozes
Molho
1/2 xícara de nozes levemente assadas e picadas em pedaços não muito miúdos
1 pimenta dedo de moça sem sementes e picada bem miudinha
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de vinho tinto seco
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e reserve. Deixe descansar por, no mínimo, 20 minutos.
Ricota temperada
100 gramas de ricota fresca
1 colher (sopa) de creme de leite (pode ser UHT ou fresco)
1 colher (sopa) de alcaparras
1 colher (sopa) de azeitonas verdes sem caroço
Sal
Pimenta do reino
Modo de fazer: Esfarele a ricota e leve ao multiprocessador juntamente com o creme de leite. Processe para que dê liga. Acrescente os demais ingredientes e tempere sem parar de processar. Quando estiver tudo bem misturado, desligue o processador e envolva o conteúdo em filme plástico, fazendo uma espécie de rolo, isto é, dê um formato cilíndrico amarrando as pontas como se estivesse embalando uma bala, ou seja, dos dois lados. Dobre as extremidades e leve ao congelador até que fique bem firme.
Obs: Na receita original o queijo usado era feta ou queijo de cabra cremoso.
Cebola caramelizada
4 cebolas roxas grandes
Sal, pimenta do reino e azeite
Modo de fazer
Descasque as cebolas e corte cada uma em 3 rodelas de mais ou menos 2 centímetros de espessura. Distribua sobre uma assadeira antiaderente ou com um Silpat. Polvilhe sal e pimenta do reino. Pincele levemente com azeite e leve ao forno em temperatura de 200 graus por cerca de 45 minutos. Ao final desse tempo, as cebolas devem estar tenras e coradas, quase chamuscadas, na aparência. Se precisar aumente o tempo no forno ou a temperatura.
Demais da salada
1 maço de rúcula lavada, escorrida e rasgada, sem os talinhos compridos
1/2 maço de salsinha crespa picada grosseiramente
Montagem
Quando as cebolas caramelizadas estiverem mornas, monte uma travessa com os vegetais verdes, o queijo (ricota) cortada em fatias e as cebolas. Tome cuidado para não desmanchá-las. Regue com o molho de nozes reservado. Sirva imediatamente.
Usos e adaptações da receita
Sirva como entrada. Esse é um prato para ser comer à mesa. Não dá pra servir num coquetel, por exemplo. As cebolas terão que ser cortadas e o molho precisa ser bem misturado para melhor harmonização entre os ingredientes.
Funciona bem com uma harmonização feita com vinho verde branco. Apesar do vinho tinto no tempero, a cebola prevalece e com a textura das nozes e o sabor picante da pimenta dedo de moça há um perfeito equilíbrio adocicado e ardido que combina com o frisante do vinho verde.
Pode ser servida como segundo prato, desde que o primeiro não seja também picante. Por exemplo, se antes houver um canapé ou um patê cremoso, será uma boa escolha no menu.
Essa salada também pode servir como acompanhamento de uma carne ou preceder uma comida vegetariana.
O queijo pode ser substituído por outro de sua preferência, como camembert, brie ou até mesmo queijo minas branco ou tofu.
Gostou? Compartilhe! Comente. Mídias se alimentam de comentários.
Post original de Blog da Gavioli: Cebola roxa com molho de nozes