Não é novidade misturar ingredientes crus e cozidos numa salada. Quando bem combinadas as diferenças de texturas de um legume in natura, apenas picado ou ralado, com outro que contou que teve algum tipo de cocção, seja assado, refogado ou cozido na água ou vapor, dão um toque muito especial ao prato.
Você costuma misturar ingredientes crus e cozidos no preparo da sua salada? De que jeito?
Ao pensar nessas combinações é fácil relacionar, por exemplo, os ovos cozidos numa salada com palmitos e tomates. Outra lembrança é a de camarões refogados combinados com folhas verdes, abacate ou manga. Também é muito comum misturar legumes cozidos para fazer a conhecida salada de maionese, que frequentou e ainda aparece muito na mesa dos domingos e das festas de inúmeras famílias brasileiras, aparando-a em folhas frescas de alface (uma composição um pouco fora de moda, mas resistente ao tempo, digamos!)
Nessa salada que apresento a seguir, a ideia principal é sofisticar um preparo simples que leva folhas verdes, cenoura ralada e tomate picado, que seria apenas um acompanhamento da refeição, para transformá-lo numa refeição completa. Vamos à receita?
Salada completa com berinjela refogada
Ingredientes
- 1 punhado de folhas verdes de sua preferência (sugestão: alface roxa, espinafre e rúcula baby)
- 2 colheres (sopa) de cenoura ralada
- 1 tomate italiano firme cortado em cubos com casca e sementes
- 30 gramas de queijo branco cortado em cubos
- 2 colheres (sopa) de berinjela refogada em azeite, cebola, alho e temperada com sal e pimenta
Molho: mostarda de Dijon, azeite, mel, aceto balsâmico, sal e pimenta do reino
Montagem
Faça uma caminha com as folhas distribuindo-as por todo o prato de mesa. No centro do prato, sobre as folhas, coloque as berinjela cozinha. Distribua os demais ingredientes por todo o prato. Regue com o molho. Para ter um molho homogêneo, ponha todos os ingredientes num vidro com tampa, feche-o bem e chacoalhe até obter uma emulsão quase espumosa.
Repare que nessa salada as texturas dos ingredientes usados são bem diferentes umas das outras e, por isso, complementares, Outra observação é sobre ser um prato completo que conta com fibras, proteína, carboidratos, gordura e vitaminas. Dá pra perceber a acidez do tomate e da berinjela que é amenizada pela doçura de ingredientes como a cenoura, a alface e o mel do molho.
Uma dica: ter na geladeira um vidro com berinjela refogada é como um coringa para transformar uma saladinha num acontecimento!
Até.