Há um ano e alguns dias, quando foi votado o apoio do Congresso ao impeachment da então presidenta Dilma, por causa das tais pedaladas, eu publiquei um texto sobre o poder de uma boa canja para amenizar a tristeza de alguns dias na vida da gente.
Hoje, por acaso, aqui em casa vai ter canja no jantar. O Silas, logo que chegou, se animou pra preparar uma boa canjinha pra gente ficar bem aninhado nesse friozinho que faz em São Paulo. Também por acaso o dia de hoje é triste para o país que, diante de tanta sujeira, acusação, tanta armação e falcatrua, se vê sem saída.
Devo confessar que, no fundo, não me sinto tão triste quanto há um ano. Talvez eu já tenha me acostumado um pouco a não ter fé ou, quem sabe, talvez esteja sentindo algo como uma sensação de revanche. Questões humanas…
Fato é que já não me assusto quando, a cada dia, surge algo ainda mais grave na política desse nosso pobre país. Esse Brasil do qual já não me orgulho nenhum pouquinho só sequer.
Então, reli o que publiquei sobre a canja há um ano. Tomara que essa sopinha feita com tanto amor possa acalentar um coração que já não acredita, mas ainda sofre pelo Brasil.
Receita de canja
Ingredientes
3 sobrecoxas de frango
1 dente de alho
1 cebola pequena
2 colheres de óleo de girassol ou milho
2 litros de água
2 batatas médias
1 cenoura grande
1/2 xícara (chá) de arroz
sal e pimenta do reino
Modo de fazer
Na panela de pressão destampada, refogue o frango no óleo com a cebola e o alho. Frite bem para soltar bem os sabores do frango. Junte a água fria e feche a panela. Quando levantar fervura, conte 15 minutos. Abra a panela, retire o frango e corte em pequenos pedaços ou desfie. Retorne à panela. Junte as batatas e a cenoura picadas em cubos e o arroz cru. Antes de fechar a panela novamente, tempere com sal e pimenta do reino. Feche a panela, quando começar a chiar, ou seja, quando der pressão, conte 5 minutos, desligue o fogo e deixe a pressão sair sem forçar. Isso ajudará a terminar o cozimento.
Sirva em seguida .
Dica: se quiser que a sua canja fique mais corada, acrescente um tomate concassé (sem pele e sem semente) quando estiver refogando o frango. O resto é tudo igual.