A canja é uma sopa que, apesar de deliciosa e saudável, carrega um estigma de comida sem gosto, sem graça, comida de doente. Mas ela é muito mais que isso, é comfort food, isto é, comida de conforto ou comida afetiva, aquela que desde a infância a gente reconhece como comida de casa, cheia de carinho para enternecer o coração.
Receita de canja
Ingredientes
3 sobrecoxas de frango
1 dente de alho
1 cebola pequena
2 colheres de óleo de girassol ou milho
2 litros de água
2 batatas médias
1 cenoura grande
1/2 xícara (chá) de arroz
sal e pimenta do reino
Modo de fazer
Na panela de pressão destampada, refogue o frango no óleo com a cebola e o alho. Frite bem para soltar bem os sabores do frango. Junte a água fria e feche a panela. Quando levantar fervura, conte 15 minutos. Abra a panela, retire o frango e corte em pequenos pedaços ou desfie. Retorne à panela. Junte as batatas e a cenoura picadas em cubos e o arroz cru. Antes de fechar a panela novamente, tempere com sal e pimenta do reino. Feche a panela, quando começar a chiar, ou seja, quando der pressão, conte 5 minutos, desligue o fogo e deixe a pressão sair sem forçar. Isso ajudará a terminar o cozimento.
Sirva em seguida .
Sugestão: se quiser que a sua canja fique mais corada, acrescente um tomate concassé (sem pele e sem semente) quando estiver refogando o frango. O resto é tudo igual.