Por que o Croque Monsieur ganhou esse nome? E a Quiche Lorraine? Na palestra sobre os nomes e a origem das comidas francesas mais célebres, o professor e escritor Dominique Boyer propõe uma viagem gastronômica por meio do estudo etimológico, das regiões e dos séculos que marcaram a história da França.
A conferência integra a programação da Festa da Francofonia – São Paulo
Hoje, 29/03, às 19h, na Aliança Francesa Centro – Auditório 1
Amanhã, 30/03, às 11h30, no auditório da Aliança Francesa Faria Lima, em São Paulo
O evento é gratuito. A conferência será feita em francês. O acesso à sala será liberado 10 minutos antes do início do evento e é sujeito a esgotamento do espaço.
Veja a programação completa: www.aliancafrancesa.com.br/francofoniasp/
Origem das comidas francesas e seus nomes
Para compreender o quanto o mundo é influenciado pelos pratos e preparos franceses franceses é preciso saber que a França é um país em que a gastronomia faz parte da vida das pessoas mais comuns, não ficando restrita apenas às classes sociais mais abastadas. Os franceses se orgulham de comer bem e de ter um estilo de vida que preza pela qualidade dos seus alimentos assim como pela comensalidade, ou seja, o ato de compartilhar a mesa.
A origem dos nomes do pratos pode ser apenas uma curiosidade, mas também serve como reflexão sobre como nós brasileiros lidamos com a nossa comida. O Brasil é um lugar composto por um caldo cultural muito variado. Possivelmente, em razão de nossa constituição como nação que se deu a partir do colonialismo europeu, marcadamente, o português, que por interesses financeiros com a ajuda da Inglaterra trouxe para a escravidão vasto contingente africano e, que depois da abolição abriu fronteiras para imigrantes de muitas outras outras localidades, privilegiando os que tivessem pele branca ou os japoneses, temos por essas bandas influências gastronômicas diversas, o que nos favorece um paladar variado mesmo sem sair do continente. No entanto, a caracterização da comida brasileira que está nos livros considerados clássicos para a gastronomia do país, se equivoca em tratar as nossas origens partindo de apenas três matrizes: a indígena, a portuguesa e a africana. Somos muito mais que isso.
O evento promovido pela Aliança Francesa na noite de hoje é uma prova de que a origem das comidas francesas se dissipou por aqui também. Vale a pena conferir como a França também nos influencia e está presente na nossa mesa, mais do que nos damos conta de verdade.
Serviço:
Palestra: A origem dos nomes mais célebres dos pratos franceses Local: Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182. Centro São Paulo. Data: 29/03. Horário: 19h. Gratuito
Leia também: Chifonnade, nome de uma técnica de corte de origem francesa
Deixe seu comentário, divulgue o Minestrone – Cabe tudo aqui dentro!