Receitas de Comidas Armênias – 3
Para o povo armênio a comensalidade é muito valorizada. Sentar-se à mesa com a família, os amigos e até com estrangeiros merece, no mínimo, cinco brindes. À vida! Aos filhos! Aos filhos que virão! À saúde! À amizade!
DJADJIK
É uma entrada fria e refrescante. A combinação de pepino com coalhada e hortelã fica leve e funciona como um antepasto. Combina bem para ser servida com o lavash, com torradas ou bolachinhas. O equilíbrio entre a rusticidade e a delicadeza depende do corte do pepino e isso tem a ver com a escolha de quem prepara diante da ocasião em que será servido.
Ingredientes
- 1 litro de coalhada fresca
- 2 ou 3 pepinos japoneses médios
- Sal
- Folhas de hortelã seca
Modo de preparo
Higienize os pepinos. Corte-os em quatro parte verticalmente. Retire as sementes e corte em cubos pequenos. Coloque o sal e regue com a coalhada.
Por último misture hortelã seco. Deixe na geladeira até servir.
Dica: Se a coalhada ficar muito grossa, acrescente um pouco de água, mas não exagere. Não é um suco, é uma entrada.
Se quiser servir um fio de azeite sobre o preparo vai realçar o sabor. A hortelã fresca é uma variação possível, assim como temperar com uma pitada de pimenta do reino branca.
Essa receita é a básica, há variações gregas ou turcas que levam alho e limão.
A iniciativa da UGAB – União Geral Armênia de Beneficência do Brasil de promover a Semana Armênia de Gastronomia é uma forma de apresentar a permanência dos valores do povo armênio presente na sua comida.
Para nós do Minestrone, a comida é a maior representação dessa cultura. Por isso, abraçamos a ideia dessa semana gastronômica.
Desmistifique a gastronomia armênia. Amanhã, quarta, o Minestrone publica uma lista de restaurantes armênios em São Paulo. Aproveita para degustar e comparar os sabores.
Aproveite também essa oportunidade de aprender sobre a cultura armênia por meio de receitas vindas de cozinheiras que aprenderam em casa, com seus familiares e preservam suas raízes.
Leia também:
- Toda gastronomia tem história
- Subeoreg (primeira receita da semana)
- Lavash (pão-folha)
- Lembranças da milenar culinária armênia
Na sexta, tem podcast sobre a comida de origem da Armênia no Minestrone e no Vibe Cast da rádio Vibe Mundial.
Imagem do destaque: https://culture-crunch.com/