Receitas de Comidas Armênias – 2
As técnicas culinárias variam de cultura para cultura, o que nos impede de achar que um ou outro modo de fazer está errado. Ele só é diferente.
LAVASH
É o pão armênio. Servido em praticamente todas as refeições na Armênia, esse pão é conhecido no Brasil como pão-folha. Seu tamanho varia de cerca de 50 centímetros de diâmetro, podendo ter até um metro quando aberto. Na tradição armênia, o lavash é assado no tonir, um forno feito de barro ou pedra (como uma grande e profunda panela com paredes espessas) no qual a massa é posta encostada nas laterais internas. Por isso, onde não há tonir o pão é assado numa chapa quente.
Ingredientes
- 2 ½ kg de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1o gramas de fermento biológico dissolvido
- 1 xícara (chá) de manteiga derretida
- 4 xícaras (chá) de água ou leite mornos
Modo de preparo
Numa tigela grande, despeje cerca de meia xícara de farinha de trigo e o açúcar e misture levemente. Acrescente o fermento dissolvido em água morna ou leite, incorporando até formar uma espécie de esponja. Aos poucos, acrescente o restante da farinha, o sal, a manteiga e, se necessário mais água (ou leite). Mexa com as mãos até formar uma massa homogênea. Sove bem (cerca de 10 minutos). Deixe a massa descansar coberta com um pano de prato em lugar levemente aquecido para crescer, até dobrar de tamanho.
Divida a massa em 10 bolas do tamanho de uma laranja. Com um rolo, em superfície enfarinhada, abra cada bola de massa com movimentos que partam do centro para as laterais, tornando-a bem fina, como uma folha de papel (se conseguir).
Transfira a massa para uma grelha ou chapa quente. Deixe até dourar e vire para dourar o outro lado. Tenha cuidado nesse momento porque a massa fica dourada muito rapidamente.
Este pão pode ser conservado por várias semanas, se guardado em lugar seco e fresco.
Antes de servir, borrife com algumas gotas de água que ele retoma o frescor.
A iniciativa da UGAB – União Geral Armênia de Beneficência do Brasil de promover a Semana Armênia de Gastronomia é uma forma de apresentar a permanência dos valores do povo armênio presente na sua comida.
Para nós do Minestrone, a comida é a maior representação dessa cultura. Por isso, abraçamos a ideia dessa semana gastronômica.
Aproveite essa oportunidade de aprender sobre a cultura armênia por meio de receitas vindas de cozinheiras que aprenderam em casa, com seus familiares e preservam suas raízes.
Leia também:
- Toda gastronomia tem história
- Subeoreg (primeira receita da semana)
Ainda esta semana, tem podcast sobre a comida de origem da Armênia no Minestrone e no Vibe Cast da rádio Vibe Mundial.