Como prometido na série especial de podcasts de fim de ano, as receitas para ceia de Natal estão todas aqui. Foram escolhidas as melhores receitas, algumas delas já publicadas pelo Minestrone e outras que estão em outros sites de receitas, mas que valem a pena.
Para facilitar a busca de informações, as receitas para ceia de Natal estão divididas em: aperitivos (bebidas que acompanham os tira-gostos), antepastos, entradas, pratos principais e sobremesas. A ceia está prevista para um grupo entre 10 e 15 pessoas.
Receitas para ceia de Natal
Aperitivos
Esses drinks levam bebidas alcoólicas, portanto, devem ser servidos somente para os adultos. Para as crianças e para os que não bebem álcool, uma versão do bellini pode ser feita com guaraná ou água tônica em lugar do espumante.
Antepastos
Como a festa de Natal prevista é em família, sem exigências de formalidades extremas, os antepastos já podem estar sobre a mesa na chegada dos primeiros convidados. Enquanto chegam os demais parentes e amigos, os que vieram mais cedo podem degustar azeitonas, amendoins, torradinhas com patês e outros.
- Caponata
- Chutney de cebola
- Mousse de salame – para mousse de tomate seco ou gorgonzola, basta substituir o salame por esses ingredientes.
- Patês com ricota
- Sardela – como essa é uma receita com muitas versões, você pode escolher entre várias.
- Tapenade
Entradas
Pratos principais
- Arroz com amêndoas
- Batatas gratinadas
- Farofa de miúdos de peru – a receita traz uma farofa de miúdos de frango, basta substituir por miúdos de peru.
- Farofa doce
- Pernil
- Peru (e outras aves)
- Purê de mandioquinha
Molhos de mostarda e de laranja – para fazer um bom molho, basta colocar um copo de vinho branco naquele resíduo grudado na assadeira em que foi feito o peru ou o pernil, levar ao fogo para que se juntem. Em seguida, acrescente uma colher (sopa) de amido de milho dissolvido em água e baixe fogo. Deixe ferver por 3 minutos. Peneire. Misture o caldo de uma laranja ou uma colher de mostarda de Dijon a essa base peneirada, retorne ao fogo por mais um minuto.
Sobremesas
- Caçarola italiana
- Fios de ovos
- Gelatina colorida – receita perfeita, desde criança vi esse doce sendo feito desse jeito em casa.
- Manjar branco
- Merengue – parece fácil fazer merengue, mas exige técnica, por isso, escolhi um vídeo.
- Mousse de chocolate
- Pavê de chocolate – procurei muitas receitas e essa foi a que mais me agradou. Experimente!
- Torta de amendoim – essa receita não é da tia da Andrea Faltin que a gente menciona no podcast. A dela, quando a Andrea enviar, a gente publica de um jeito especial.
Pra fechar
- Biscotti (cantucci) – essa receita eu testei e os “biscotti” ficam maravilhosos, inclusive tentei com uma variação feita com amendoins e amêndoas juntas. Não dá errado!
- Amaretto (biscoitinho) – é a perfeição!
Leias também as receitas das sugestões de presentes de gastronomia. Acesse!
Felizes festas! Muita confraternização verdadeira: sorrisos, abraços calorosos, alegria e palavras que carreguem votos de saúde, amor e paz entre as pessoas.
Já ouviu a série especial de podcasts de fim de ano?
Três episódios mais curtos do podcast Minestrone: um para quem é anfitrião, outro para quem é convidado de uma festa de Natal e o terceiro é sobre presentes de comer e beber que podem ser feitos artesanalmente e são muito charmosos.
Em cada edição, há dicas de gastronomia imperdíveis!
Acesse o site minestrone.com.br/podcast ou use o Spotify, Deezer, i-tunes ou Applepodcast, Samsung podcast ou no seu agregador de podcast preferido. O Minestrone fica hospedado no Podbean. Você também pode assinar os podcasts Minestrone e receber em primeira mão todos os novos lançamentos.
As dicas estão sempre no final de cada episódio. Não perca nenhum dos podcasts Minestrone. Até breve!
Não deixe de ouvir! Se gostar, comente! Avise para os amigos, compartilhe nas redes sociais.
Felizes comemorações são votos da equipe Minestrone.