Editar um site como o Minestrone tem dessas delicadezas: entre muitas mensagens que a gente recebe de inúmeras assessorias de comunicação, que fazem um trabalho incrivelmente bom e contribuem sem fim com a qualidade de tudo o que se publica em qualquer mídia de qualidade, de vez em quando, aparece um material que é imperdível. Isso eu chamo de delicadeza, ainda mais quando a assessora é fofa e atende a gente com carinho e presteza. Ponto pra elas, a assessora e a chef, que mandaram a receita.
Quem edita sabe que outros veículos vão publicar também porque o material é bom e ponto final. Tem que publicar mesmo porque, quando a coisa é boa, quanto mais gente ler, mais gente vai ter acesso e ser mais feliz. Ou não, se não quiser. Ando nessa pegada ultimamente.
Essa receita de canjica pode ser finalizada de dois jeitos e a gente aqui no Minestrone adora isso. Porque se não agrada gregos e troianos, agrada pelo menos paulistas e baianos e mais!
Festa junina tem canjica
Tempo de festa junina tem quentão, vinho quente, pipoca, amendoim, bolo de milho, pamonha, pé de moleque… e canjica.
A receita da canjica de dois jeitos é da chef de cozinha Cris Muratori, do Bake and Cake Gourmet, um site cheio de receitas convencionais, veganas, lowcarb, sem lactose, sem glúten… ou seja, é meio como o Minestrone, cabe tudo ali dentro, como cabe tudo aqui dentro. Entre lá e dê uma navegada, você vai achar algo, com certeza, que vale a navegação em mares de informações culinárias e gastronômicas.
Receita de Canjica Doce ou Mungunzá
Canjica é na região sudeste e mungunzá, no nordeste. Esta receita é a rainha das festas juninas.
- Dificuldade: Fácil Rendimento: 4 porções
- Tempo de Preparo: 40 minutos + tempo de demolhar
- Utensílios e equipamentos: panela de pressão, tigela, liquidificador ou processador
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de canjica branca
- 1 litro de água
- 1 garrafa de leite de coco (200ml)
- 1⁄2 xícara (chá) de açúcar
- 3 cravos-da-índia
- 2 ramas de canela
- raspas de laranja a gosto (sem ralar a parte branca)
Pré-preparo
Deixe a canjica de molho por 24 horas (mantenha na geladeira tampada).
Modo de Fazer
Transfira a canjica com a água para uma panela de pressão. Acrescente o leite de coco e, em seguida, o açúcar. Adicione os cravos e a canela em rama. Por último faça as raspas de laranja , tomando cuidado para não raspar a parte branca. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 25 minutos.
(Enquanto cozinha você pode preparar a Farofa de paçoca ou o Coco dourado)
Desligue o fogo e deixe, de preferência, a pressão sair naturalmente, então, abra a panela, veja se está cremosa. Se necessário, volte ao fogo, para reduzir um pouco mais em fogo baixo, para ficar com menos líquido. Descarte os cravos e a canela em rama. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Receita de Farofa de paçoca com flor de sal
Ingredientes
- 1⁄2 xícara de amendoim sem casca e sem sal, torrado
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou açúcar de Coco
- Flor de sal a gosto
Modo de Preparo
Em um processador, coloque o amendoim. Processe usando a função pulse até virar uma farofa grossa. Em seguida, adicione o açúcar mascavo ou de coco. Bata mais um pouco para misturar bem. Adicione uma pitada de flor de sal. Reserve. *
Receita de Coco Dourado ou “Queimado”
Ingredientes
- 1⁄2 xícara (chá) de coco ralado desidratado em flocos, sem açúcar ou coco seco ralado
- Óleo para dourar
Modo de fazer
Em uma frigideira, coloque um fio de óleo (pode ser o de sua preferência).
Coloque o coco, ligue o fogo baixo. Doure o coco por igual, vá supervisionando pois ele queima com facilidade. Retire da frigideira e coloque sobre papel toalha. Reserve.
Finalização e montagem
Assim que canjica esfriar, transfira para a travessa ou para as tigelinhas individuais. Decore com a farofa de paçoca ou com o coco dourado. Sirva um pouco mais da farofa de paçoca ou coco dourado a parte.
Para comer, misture o coco queimado ou a farofa de paçoca com a canjica. Ou se não optou por nenhum desses “acompanhamentos”, polvilhe simplesmente com canela.
Dicas
- Saboreie ainda morna ou geladinha.
- Pode ser guardada na geladeira por 2 a 3 dias em pote fechado.
*no Clube de Assinatura e e-commerce do Minestrone, tem paçoquinha pronta, se você preferir
Se quiser mais receitas de comidas de festa junina, no Minestrone tem:
Acesse as mídias digitais do Minestrone. Todos os dias em alguma das nossas mídias tem publicação com dica, resenhas, técnicas, lembretes, listas etc. No Minestrone cabe tudo! Tudo o que se refere a comida, bebida e boa mesa cabe aqui dentro.
Siga o nosso instagram @minestrone_site
Você ainda não assina o Clube de Assinaturas do Minestrone? Ah! Está perdendo a chance de receber em casa todo início de mês uma caixa com produtos gastronômicos com a curadoria do Minestrone.