Para quem ama a ideia de sentar ao redor da mesa com amigos para longas horas de conversa ou ter um encontro romântico no qual a comida é um pretexto perfeito para ficar bem aninhado e juntinho, essa é a receita perfeita: fondue de queijo.
Na história da gastronomia, há quem registre a existência desse preparo desde o fim do século XVII, já que, por princípio, fondue é uma mistura de queijos derretidos e amalgamados entre si no qual são mergulhados pequenos pedaços de pão.
No entanto, talvez para valorizar a história do prato, o mito de origem mais reconhecido sobre a fondue é o que versa sobre a escassez de alimentos durante a Segunda Guerra. Conta-se que, na Suíça, as pessoas derretiam sobras e cascas de queijos para ter com o que dar sabor aos parcos pedaços de pão que tinham para comer. Tudo muda e hoje temos fondues de queijos especiais, de carnes e também as versões doces, principalmente feitas com chocolate, mas há também as de doce de leite e de geleias.
Atualmente, fondues são vistos como preparos que exigem rituais e envolvem certo glamour. Degustar uma fondue têm um quê de romantismo e sofisticação, então, por que não embarcar nessa e ter uma experiência deliciosa, por exemplo, à luz de velas, com acompanhamentos que valorizem o preparo? E sem deixar de ter uma bebida que harmonize da nossa preferência como um vinho, Cognac ou brandy, que tal?
Essa receita é simples, básica. Ela quase que pode ser chamada de tradicional, mas, como sabemos, tradição a gente inventa, ainda mais quando se trata de comida.
Fondue de queijo
Ingredientes
- 250 g (2 xícaras de chá) de queijo ralado grosso (gruyère e emmental)
- 80 ml (1/3 de xícara de chá) de vinho branco seco
- 1 dente de alho
- pimenta do reino
- noz moscada
Modo de Preparo
Descasque o alho e corte ao meio. Esfregue uma das metades nas laterais e no fundo da panela onde for servir a fondue. Reserve.
Leve ao fogo numa panela o vinho e a outra metade do alho. Quando começar a ferver, diminua o fogo e adicione queijo aos poucos, mexendo até derreter.
Retire o alho, tempere com pimenta do reino e noz moscada.
Acenda a vela do réchaud e despeje a mistura de queijo derretido.
Sirva com pão cortado em cubinhos e com os acompanhamentos que gostar.
Sugestão de acompanhamentos: embutidos, azeitonas e petiscos.
Neste mês de julho, no Clube de Assinatura do Minestrone, sugerimos grão de bico torrado com mel e mostarda e ervilha com wasabi para acompanhar a fondue de queijo. A ideia é intercalar os bocados do pão embebido na fondue com esses petiscos. Tudo está na caixa do mês.
Ainda no Minestrone:
Vem aí mais uma temporada do podcast mais amado por quem ama gastronomia. O pod do mine.
Você conhece o Clube de Assinatura do Minestrone? Uma oportunidade de receber em casa mensalmente experiências gastronômicas memoráveis.
Livros, filmes, seriados, programas de TV: já viu a quantidade de dicas do Minestrone?
Na aba Ler e Ver tem mais resenhas. Aproveite para escolher um livro novo uma vez que livro novo é todo aquele que nos faz ver tudo com um novo olhar, ainda que já tenha sido lido em outros tempos.