Receitas de Comidas Armênias – 4
As semelhanças na cultura alimentar são muitas em países vizinhos. A comida da Armênia resulta de uma cultura milenar, mas também das influências originadas de invasões e conflitos sofridos em seu território.
TSITAIUGHOV SARMA (SARMÁ SEM CARNE OU VEGANO)
O sarmá é o nome armênio do charutinho de folha de uva. Nesta receita, ele é vegetariano, não leva carne no recheio. Note que nesse preparo os temperos não são demasiadamente fortes, as especiarias são usadas com equilíbrio e assim não deixam aquela lembrança por horas ou até dias no seu paladar depois da refeição. Assim é toda a comida armênia: bem temperada, mas, na medida. Sem excessos.
Ingredientes
Folhas de uva levemente fervidas.
Recheio
- 1 xícara (chá) de arroz cru lavado
- 6 xícaras (chá) de cebola picada em brunoise
- 1 xícara (chá) de azeite
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (chá) de dill (endro)
- 2 colheres (chá) de sal
- ½ colher (chá) de hortelã fresca picada em chiffonade
- 2 colheres (chá) de salsa picada em chiffonade
- ½ xícara (chá) de uvas passa brancas sem semente
- ½ xícara (chá) de damasco seco picado em brunoise
- ½ xícara (chá) de suco de limão
- Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes do recheio e leve-os ao fogo para cozinhar, mexendo de vez em quando, , até que o arroz fique al dente. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.
Com o recheio frio, pegue as folhas de uva levemente cozidas e coloque no centro de cada uma um pouco de recheio. Dobre (ou enrole) fazendo fechando as extremidades com um pequeno envelope.
Numa panela com água fervente com um pouco de sal e limão, cozinhe os charutos até que as folhas fiquem macias e o arroz cozido. Será necessário experimentar.
Dica: Sirva frio regado com um fio de azeite.
O charuto de folha de uva pode acompanhar outros preparos, mas também ser servido como prato único ou com uma entrada.
A Semana Armênia de Gastronomia é uma iniciativa da UGAB – União Geral Armênia de Beneficência do Brasil para promover a cultura alimentar armênia mostrando como os valores do povo armênio estão presentes na comida.
No Minestrone nós cremos que a comida é a maior representação da cultura e da resistência de um povo, de modo que abraçamos a ideia da semana gastronômica.
Durante essa semana, o Minestrone publica diariamente receitas da gastronomia armênia, assim como reflexões sobre a cultura alimentar, uma lista de restaurantes armênios em São Paulo e um podcast especial sobre o tema será lançado na próxima sexta-feira, em parceria com a Vibe Cast Mundial. Aproveite a chance para aprender e experimentar. As receitas foram passadas por cozinheiras e cozinheiros que aprenderam em casa, com seus familiares e preservam suas raízes.
Leia também:
- Toda gastronomia tem história
- Subeoreg (primeira receita da semana)
- Lavash (pão-folha)
- Djadjik
- Lembranças da milenar culinária armênia